/

Carro branco, preto, vermelho? A maioria dos condutores prefere outra cor

A maioria dos compradores de automóveis opta por cores práticas. O cinzento surge à frente do preto e bem longe do branco, por exemplo.

A cor é um dos factores que influenciam a compra de um carro.

Hoje em dia, nesse aspecto, não há muita diversidade nos stands. As empresas apresentam menos opções de cores aos compradores de automóveis.

“Há algumas décadas, víamos diversos veículos coloridos, mas as paletas mudaram muito, já que a maioria dos compradores não se quer destacar na multidão e opta por veículos mais conservadores. Alguns condutores até acreditam que vender um carro vermelho ou amarelo, por exemplo, demora muito mais tempo do que vender o mesmo veículo pintado de preto ou prateado”, descreve Matas Buzelis.

Matas Buzelis é especialista em automóveis e director da carVertical, empresa de dados automóveis que revelou num estudo precisamente isso: os condutores preferem cores monocromáticas – e não estão muito interessados em veículos coloridos.

O estudo envolveu dados de relatórios de 23 países europeus, quase todos da União Europeia, incluindo Portugal. Foi realizado entre Janeiro e Agosto do ano passado.

Conclusão principal: a maioria prefere comprar um carro cinzento. 32,9% dos veículos analisados são cinzentos.

Pouco atrás ficam os carros pretos (29,7%) e mais atrás ficam os brancos (14,6%), apura o comunicado enviado ao ZAP.

O cinzento, o preto e o branco são cores mais práticas, mais fáceis de manter e não precisam de tanta atenção.

Ao longo deste século a cor do carro que subiu mais foi a cor branca: reunia apenas 3,1% das preferências em 2000 e agora chega aos 14,6%.

Mesmo que fora do pódio, a cor azul (10,6%) também se tornou uma escolha popular em 2023.

As restantes cores foram “abafadas pelas opções mais conservadoras”, comenta Matas Buzelis. Mesmo assim, ficam os números: vermelho (5%) e amarelo (0,9%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.