Contratempo explosivo. Um passo atrás no foguetão de Elon Musk

Space X

Protótipo da nave espacial SpaceX SN8 durante um voo de testes anteriores

O programa de desenvolvimento da nave espacial SpaceX’s Starship recuou um passo, com uma explosão dramática de um protótipo de foguetão da empresa ligado a Marte durante os testes de terreno.

De acordo com o New Atlas, o episódio de fogo teve lugar nas instalações Boca Chica da SpaceX no Texas, e pode atrasar os planos para o primeiro voo orbital do propulsor.

A SpaceX tinha feito progressos notórios com o desenvolvimento da sua nave espacial, o veículo do espaço profundo que está no centro dos planos de Elon Musk, o CEO da empresa, para estabelecer um compromisso humano em Marte.

No ano passado, após uma série de tentativas falhadas e explosivas, a companhia realizou finalmente um voo sub-orbital de um protótipo de nave estelar em fase superior e aterrou-o em segurança a partir daí. Musk disse recentemente que esperava um voo orbital este mês.

Os testes mais recentes envolveram uma versão do Super Heavy, o gigantesco impulsionador de primeira fase concebido para colocar a nave em órbita com um total de 33 motores SpaceX Raptor.

Segundo o Twitter (NASA Spaceflight) disparo destes motores na plataforma em Boca Chica resultou numa explosão pesada, com câmaras visivelmente trémulas a gravar os testes tal como capturados pelo Spaceflight da NASA.

Elon Musk afirma: “sim, na verdade não é bom. A equipa está a avaliar os danos”. Embora tudo à volta do foguetão parecesse permanecer intacto, o impulsionador continuou a emitir fumo espesso durante algum tempo depois.

Musk não desenvolveu a possível causa da explosão, mas acrescentou em contexto em torno da complexidades da utilização de combustível criogénico, que é necessário para que o Super Heavy controle o grau de força necessária.

“O combustível criogénico é um desafio adicional, pois evapora para criar risco de explosão combustível-ar numa atmosfera parcialmente oxigenada como a Terra”, “tweetou” Musk.

“Ou seja, temos muitos sensores para detetar isto. Mais adiante”.

ZAP// //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.