O álcool atinge-nos de forma diferentes. Algumas pessoas usam os seus cartões de crédito e começam a comprar coisas que provavelmente não precisam.
De facto, uma em cada seis norte-americanos fazem compras quando estão sob o efeito de álcool, de acordo com um novo estudo do ‘website’ de finanças pessoais Finder. No ano passado, calcula-se que 45 milhões de pessoas tenham feito cerca de 14 mil milhões de dólares (aproximadamente 13 mil milhões de euros) enquanto estavam embriagadas.
Alimentos e vestuário (incluindo sapatos e acessórios) foram os artigos mais frequentemente comprados, com 47% dos compradores bêbados a admitir a aquisição de ambos os artigos. Cerca de 34% compraram mais álcool ou tabaco. E a mesma percentagem decidiu apostar nos jogos de azar, relatou o Fast Company.
Outras compras foram um pouco mais surpreendentes. Dos inquiridos, 19% admitiram ter comprado um animal de estimação quando estavam bêbados. E 16% foram às compras de arte. Essa mesma percentagem disse que a sua onda de compras acabou por levá-los a adquirir um carro novo.
Os homens eram mais propensos a comprar sob influência de álcool. Um pouco mais de um quarto dos homens inquiridos referiu ter comprado por impulso, enquanto 10% das mulheres afirmou tê-lo feito. Os homens eram também os que mais compravam animais de estimação.
Um quarto dos homens que compraram sob influência do álcool disseram que tinham adquirido um ou dois aparelhos novos, contra apenas 1% das mulheres que compraram dispositivos bêbadas.
Em média, cada um dos compradores alcoolizados gastou 309 dólares (cerca de 292 euros) em 2022.
Os ‘Millennials’ foram o grupo com mais probabilidade de comprar alcoolizados, com 33% dos inquiridos a dizer que tinham feito compras nesse estado, seguidos de 28% da Geração Z.
As gerações com mais idade tinham menos probabilidade de usar os seus cartões de crédito sob o efeito do álcool.
Mas as compras nessas condições parecem estar a reduzir. Os 14 mil milhões de dólares do ano passado são inferiores aos 21,6 mil milhões de dólares (20,4 mil milhões de euros) registados em 2020 e aos 39,4 mil milhões de dólares (37,2 mil milhões de euros) registados em 2019.