Construção de um McDonald’s em Roma revela parte da Via Ápia

A construção de um restaurante da rede norte-americana de fast-food McDonald’s nos arredores de Roma permitiu descobrir uma ramificação da via Ápia com mais de dois mil anos de antiguidade.

Nos vestígios romanos exibidos sob o restaurante, localizado em Frattocchie, a sul de Roma, é possível apreciar, além disso, as réplicas de três esqueletos femininos encontrados junto à via, explicou à Agência EFE uma porta-voz da cadeia norte-americana de restauração.

A rua, revestida por lajes de sílica surpreendentemente bem conservadas, tem 45 metros de comprimento e mais de dois de largura. Foi descoberta no final de 2014, quando a conhecida rede de fast-food preparava a construção de um de seus restaurantes.

O achado arqueológico encontra-se sob a estrutura do restaurante e pode ser visitado sem necessidade de ser cliente do mesmo.

O McDonald’s entrou em contato com a Superintendência de Arquelogia do Ministério de Bens e Atividades Culturais italiano, e, após uma contribuição de 300 mil euros e quase três anos de trabalhos, o “restaurante-museu” foi inaugurado sobre a ramificação da milenar Via Ápia, que conta com 2,3 mil anos de história.

“Isto é o testemunho de que a modernidade e a cultura antiga podem conviver”, declarou em comunicado o responsável do McDonald’s Itália, Mario Federico.

Além da estrutura arqueológica, os visitantes podem observar o molde dos três esqueletos que foram encontrados junto à via, e que, segundo a explicação de Alfonsina Russo, superintendente de Arqueologia de Roma, foram sepultados quando a rua já não era utilizada, cerca do século II d .C.

A entrada na área arqueológica é gratuita e independente do acesso ao restaurante. A zona conta com cartazes explicativos, em italiano e em inglês, e com uma versão e um itinerário para crianças.

Mas também desde o interior do restaurante é possível observar um pedaço da história de Roma, já que o mesmo foi construído com um chão de vidro que deixa à vista a milenar rua e o molde dos esqueletos – oferecendo assim um espectáculo pouco comum, mas de um valor didáctico significativo.

A rua está localizada na antiga cidade de Bovillae, que era a primeira encontrada por quem saía de Roma pela Via Ápia, e foi descoberta em bom estado de conservação por ter deixado de ser usada, tendo sido coberta de terra e vegetação.

  // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …