Construção de um McDonald’s em Roma revela parte da Via Ápia

A construção de um restaurante da rede norte-americana de fast-food McDonald’s nos arredores de Roma permitiu descobrir uma ramificação da via Ápia com mais de dois mil anos de antiguidade.

Nos vestígios romanos exibidos sob o restaurante, localizado em Frattocchie, a sul de Roma, é possível apreciar, além disso, as réplicas de três esqueletos femininos encontrados junto à via, explicou à Agência EFE uma porta-voz da cadeia norte-americana de restauração.

A rua, revestida por lajes de sílica surpreendentemente bem conservadas, tem 45 metros de comprimento e mais de dois de largura. Foi descoberta no final de 2014, quando a conhecida rede de fast-food preparava a construção de um de seus restaurantes.

O achado arqueológico encontra-se sob a estrutura do restaurante e pode ser visitado sem necessidade de ser cliente do mesmo.

O McDonald’s entrou em contato com a Superintendência de Arquelogia do Ministério de Bens e Atividades Culturais italiano, e, após uma contribuição de 300 mil euros e quase três anos de trabalhos, o “restaurante-museu” foi inaugurado sobre a ramificação da milenar Via Ápia, que conta com 2,3 mil anos de história.

“Isto é o testemunho de que a modernidade e a cultura antiga podem conviver”, declarou em comunicado o responsável do McDonald’s Itália, Mario Federico.

Além da estrutura arqueológica, os visitantes podem observar o molde dos três esqueletos que foram encontrados junto à via, e que, segundo a explicação de Alfonsina Russo, superintendente de Arqueologia de Roma, foram sepultados quando a rua já não era utilizada, cerca do século II d .C.

A entrada na área arqueológica é gratuita e independente do acesso ao restaurante. A zona conta com cartazes explicativos, em italiano e em inglês, e com uma versão e um itinerário para crianças.

Mas também desde o interior do restaurante é possível observar um pedaço da história de Roma, já que o mesmo foi construído com um chão de vidro que deixa à vista a milenar rua e o molde dos esqueletos – oferecendo assim um espectáculo pouco comum, mas de um valor didáctico significativo.

A rua está localizada na antiga cidade de Bovillae, que era a primeira encontrada por quem saía de Roma pela Via Ápia, e foi descoberta em bom estado de conservação por ter deixado de ser usada, tendo sido coberta de terra e vegetação.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.