Construção de um McDonald’s em Roma revela parte da Via Ápia

A construção de um restaurante da rede norte-americana de fast-food McDonald’s nos arredores de Roma permitiu descobrir uma ramificação da via Ápia com mais de dois mil anos de antiguidade.

Nos vestígios romanos exibidos sob o restaurante, localizado em Frattocchie, a sul de Roma, é possível apreciar, além disso, as réplicas de três esqueletos femininos encontrados junto à via, explicou à Agência EFE uma porta-voz da cadeia norte-americana de restauração.

A rua, revestida por lajes de sílica surpreendentemente bem conservadas, tem 45 metros de comprimento e mais de dois de largura. Foi descoberta no final de 2014, quando a conhecida rede de fast-food preparava a construção de um de seus restaurantes.

O achado arqueológico encontra-se sob a estrutura do restaurante e pode ser visitado sem necessidade de ser cliente do mesmo.

O McDonald’s entrou em contato com a Superintendência de Arquelogia do Ministério de Bens e Atividades Culturais italiano, e, após uma contribuição de 300 mil euros e quase três anos de trabalhos, o “restaurante-museu” foi inaugurado sobre a ramificação da milenar Via Ápia, que conta com 2,3 mil anos de história.

“Isto é o testemunho de que a modernidade e a cultura antiga podem conviver”, declarou em comunicado o responsável do McDonald’s Itália, Mario Federico.

Além da estrutura arqueológica, os visitantes podem observar o molde dos três esqueletos que foram encontrados junto à via, e que, segundo a explicação de Alfonsina Russo, superintendente de Arqueologia de Roma, foram sepultados quando a rua já não era utilizada, cerca do século II d .C.

A entrada na área arqueológica é gratuita e independente do acesso ao restaurante. A zona conta com cartazes explicativos, em italiano e em inglês, e com uma versão e um itinerário para crianças.

Mas também desde o interior do restaurante é possível observar um pedaço da história de Roma, já que o mesmo foi construído com um chão de vidro que deixa à vista a milenar rua e o molde dos esqueletos – oferecendo assim um espectáculo pouco comum, mas de um valor didáctico significativo.

A rua está localizada na antiga cidade de Bovillae, que era a primeira encontrada por quem saía de Roma pela Via Ápia, e foi descoberta em bom estado de conservação por ter deixado de ser usada, tendo sido coberta de terra e vegetação.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …

Dez empresas e três pessoas acusadas no caso do vulcão na Nova Zelândia que fez 22 mortes

Dez empresas e três pessoas foram acusados de não cumprirem obrigações de segurança quando um vulcão na Nova Zelândia entrou em erupção em 2019, matando 22 pessoas, anunciou hoje a agência responsável pelas normas de …

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …

Messi marcou na goleada do Barça e homenageou Maradona

O Barcelona regressou neste domingo às vitórias na Liga espanhola de futebol e subiu ao sétimo lugar da prova, ao golear por 4-0 na recepção ao Osasuna, em jogo da 11.ª jornada, marcado por homenagens …

Austrália exige pedido de desculpa à China após publicação de imagem no Twitter

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, exigiu esta segunda-feira um pedido de desculpas da China por causa de uma publicação na rede social Twitter divulgado por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês. "O Governo chinês …