Conselho Nacional da IL adiado a menos de 24 horas. Decisão gera polémica entre conselheiros

Tiago Petinga / Lusa

O líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, no Parlamento, durante o debate e a votação da proposta orçamental para 2022

O líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo

O pedido de adiamento acontece para “evitar que o debate em torno de um documento estruturante como a Lei de Bases da Saúde saísse prejudicado pelo atual momento interno em que o partido se encontra”.

O grupo parlamentar da Iniciativa Liberal mudou de ideias relativamente à urgência em discutir a questão da Lei de Bases da Saúde num Conselho Nacional. Este foi o tópico que motivou a marcação de uma reunião com os conselheiros do partido. No entanto, o encontro foi desmarcado menos de 24 horas antes — após os deputados liberais terem solicitado a retirada do documento entregue à Mesa daquele órgão.

O Conselho Nacional esclareceu que, perante a ausência desses dados, não havia . razões para o debate

Numa reação a esta decisão, vários conselheiros descreveram a decisão do presidente da mesa como “desrespeito” e pediram a sua demissão. A reunião foi marcada na passada quinta-feira para 21 de dezembro, sendo que a urgência é justificada “com a oportunidade política do tema Saúde“.

O pedido de adiamento acontece uma semana depois, para “evitar que o debate em torno de um documento estruturante como a Lei de Bases da Saúde saísse prejudicado pelo atual momento interno em que o partido se encontra. Tal como destaca o Observador, tal justificação é incoerente, caso se considere o calendário.

Ao longo da última semana, o calendário não se alterou, uma vez que a campanha interna já decorria e os candidatos se mantiveram os mesmos. Questionado pelo mesmo jornal, o grupo parlamentar explicou que um dos objetivos para a realização da reunião em dezembro “passava por não interferir com o período eleitoral interno em janeiro”.

“Tendo ficado claro, nos últimos dias, que o debate de um projeto tão estruturante como uma Lei de Bases da Saúde já se encontrava condicionada pela fase interna do partido, os deputados decidiram, por unanimidade, retirar o documento que havia sido submetido ao Conselho Nacional”, continuou o esclarecimento.

De acordo com a Iniciativa Liberal, o pedido de adiamento foi “unânime dos oito deputados”. Perante o pedido, o Conselho Nacional aceitou o argumento dos parlamentares e cancelou a reunião.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.