//

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

2

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas.

Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude fiscal em Espanha e branqueamento de capitais em Portugal.

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que a Doyen é visada por Rui Pinto num caso de tentativa de extorsão de uma verba entre 500 mil e 1 milhão de euros.

O matutino escreve ainda que “o congelamento da conta bancária do fundo que tem em Nélio Lucas o seu rosto foi concretizado por ordem judicial de 28 de fevereiro do ano passado”. A interdição tem sido mantida trimestralmente e foi confirmada agora por um acórdão do Tribunal da Relação do Porto.

Em causa estão transferências suspeitas da Doyen. Uma de 586 mil euros para Inglaterra e uma de 4 milhões de euros para um paraíso fiscal em Santa Lúcia. O fundo de investimento justificou que estes montantes eram relativos a contratos de prestação de serviços.

No entanto, de acordo com o JN, os juízes da Relação, apoiando as conclusões do Ministério Público e do juiz de instrução criminal do Porto, confirmaram a existência de suspeitas, não autorizando as transferências.

O Ministério Público sustenta que os contratos apresentados não passam de uma farsa para movimentar dinheiro de origem ilícita. A investigação refere contratos simulados e falta de rasto das prestações de serviços.

ZAP //

2 Comments

  1. É certo que a forma ilegal de acesso às informações não é o correto, mas também sabemos que se não fosse assim, são muito poucos os que têm capacidade para lá chegar. Todos nós acabamos por ficar em dívida com o Rui Pinto, esperando que as nossas polícias e Ministério Publico façam o resto.
    Condenar o Rui Pinto, está correto. Ele atuou de forma ilegal, mas… qual o benefício para o Estado? quantos milhões o Estado pode recuperar? Quantos processos crimes podem ser abertos com as denuncias? Não serão estas premissas suficientes para o ilibar?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.