Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas.

Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude fiscal em Espanha e branqueamento de capitais em Portugal.

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que a Doyen é visada por Rui Pinto num caso de tentativa de extorsão de uma verba entre 500 mil e 1 milhão de euros.

O matutino escreve ainda que “o congelamento da conta bancária do fundo que tem em Nélio Lucas o seu rosto foi concretizado por ordem judicial de 28 de fevereiro do ano passado”. A interdição tem sido mantida trimestralmente e foi confirmada agora por um acórdão do Tribunal da Relação do Porto.

Em causa estão transferências suspeitas da Doyen. Uma de 586 mil euros para Inglaterra e uma de 4 milhões de euros para um paraíso fiscal em Santa Lúcia. O fundo de investimento justificou que estes montantes eram relativos a contratos de prestação de serviços.

No entanto, de acordo com o JN, os juízes da Relação, apoiando as conclusões do Ministério Público e do juiz de instrução criminal do Porto, confirmaram a existência de suspeitas, não autorizando as transferências.

O Ministério Público sustenta que os contratos apresentados não passam de uma farsa para movimentar dinheiro de origem ilícita. A investigação refere contratos simulados e falta de rasto das prestações de serviços.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É certo que a forma ilegal de acesso às informações não é o correto, mas também sabemos que se não fosse assim, são muito poucos os que têm capacidade para lá chegar. Todos nós acabamos por ficar em dívida com o Rui Pinto, esperando que as nossas polícias e Ministério Publico façam o resto.
    Condenar o Rui Pinto, está correto. Ele atuou de forma ilegal, mas… qual o benefício para o Estado? quantos milhões o Estado pode recuperar? Quantos processos crimes podem ser abertos com as denuncias? Não serão estas premissas suficientes para o ilibar?

RESPONDER

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …