Configuração genética dos cananeus da Bíblia é semelhante à de árabes e judeus

(dr) Megiddo Expedition

Tel Megiddo foi uma importante cidade-estado cananeia durante a Idade do Bronze, entre 3500 a.C. e 1200 a.C.

Uma nova investigação sugere que a herança genética dos cananeus sobrevive em muitos dos judeus e árabes modernos.

A equipa de cientistas extraiu ADN antigo de ossos de 73 indivíduos que foram enterrados ao longo de 1.500 aos em cinco locais cananeus espalhados tanto por Israel como pela Jordânia, levando ainda em consideração dados de mais 20 indivíduos de quatro sítios previamente conhecidos.

Liran Carmel, evolucionista molecular da Universidade Hebraica de Herusalém, explicou que todos os indivíduos apresentavam “semelhanças genéticas enormes“, o que significa que, apesar de os cananeus terem vivido em cidades-estado longínquas e de nunca se terem juntado a um império, partilhavam genes e uma cultura comum.

A equipa comparou o ADN antigo com o de populações modernas e descobriu que a maioria dos grupos árabes e judeus da região deve mais de metade do seu ADN aos cananeus e a outros povos que viveram no Próximo Oriente Antigo, uma região que abrange grande parte do moderno Levante, o Cáucaso e o Irão.

Os cananeus residiam na atual Israel, Palestina, Líbano, Jordânia e partes da Síria. São considerados “povos malditos”, descritos como imorais, adoradores de falsos ídolos e capazes até de sacrificarem crianças no livro sagrado.

Este novo estudo, publicado na Cell, prova que, apesar da dispersão, o povo manteve-se como um grupo demograficamente coerente. “Observamos movimentos constantes de pessoas durante longos períodos de tempo do nordeste do Antigo Oriente Próximo, incluindo Geórgia, Arménia e Azerbaijão para a região do Levante Sul”, disse Carmel.

Os cananeus são um grupo claro. De acordo com os cientistas, citados pelo EuropaPress, “geneticamente, os cananeus são mais parecidos uns com os outros do que outros grupos da região”.

Os dados sugerem que os cananeus descendiam de uma mistura de populações de ancestrais iranianos/caucasianos ao longo do tempo, uma teoria que é apoiada pelo ADN de três indivíduos que são descendentes de recém-chegados do Cáucaso.

“A força da migração do nordeste do Antigo Oriente Próximo, e o facto de essa migração se ter prolongado por muitos séculos, pode ajudar a explicar por que os governantes das cidades-Estados em Canaã, na Idade do Bronze, carregam nomes não semitas, mas, sim, hurrianos”, explicou Shai Carmi, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

“Havia conexões fortes e ativas entre essas regiões através de movimentos de pessoas que ajudam a entender os elementos partilhados da cultura”, acrescentou.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …