Condutor que atropelou peregrinos constituído arguido

Paulo Novais / Lusa

Cinco peregrinos que se dirigiam para Fátima morreram no IC2, em Cernache (Coimbra), vítimas do despiste de um automóvel.

Cinco peregrinos que se dirigiam para Fátima morreram no IC2, em Cernache (Coimbra), vítimas do despiste de um automóvel.

O condutor do automóvel que este sábado atropelou nove peregrinos no IC2, em Cernache, Coimbra, provocando a morte de cinco pessoas, foi constituído arguido e vai ser ouvido em tribunal segunda-feira, disse à Lusa fonte da GNR.

De acordo com o comandante do Destacamento de Trânsito da GNR de Coimbra, capitão Sandro Oliveira, o homem, com cerca de 25 anos, de nacionalidade portuguesa e residente perto da zona onde se deu o acidente, “foi constituído arguido, prestou termo de identidade e residência e foi notificado para comparecer em tribunal” para ser ouvido por um juiz e determinação de eventuais medidas de coação.

Segundo a mesma fonte, o condutor da viatura sofreu ferimentos ligeiros – “uma luxação num dedo de uma mão e pequenas escoriações” – e, após ter tido alta hospitalar, foi acompanhado pelas autoridades às instalações da GNR onde lhe foi comunicada a condição de arguido e a notificação para comparecer em tribunal.

O acidente, ocorrido às 04:00 de hoje, provocou a morte de cinco peregrinos, dois dos quais escuteiros, após o automóvel se ter despistado à saída de uma curva e invadido a faixa contrária onde seguiam, a pé, cerca de 80 pessoas provenientes de Mortágua com destino a Fátima.

O carro atropelou os peregrinos precisamente numa zona de bermas estreitas onde o trânsito automóvel está reduzido a duas vias devido à criação de uma faixa de segurança para possibilitar a circulação de peregrinos.

De acordo com o capitão Sérgio Oliveira, as faixas de segurança são colocadas pela empresa Estradas de Portugal “há muitos anos”, em locais previamente identificados, onde existem habitualmente, três faixas de circulação.

“Suprime-se uma, onde as bermas são reduzidas, para possibilitar um corredor de segurança“, explicou.

O comandante do destacamento de trânsito da GNR disse ainda que no troço do IC2 que atravessa o distrito de Coimbra existem três faixas de segurança com aquelas características: uma no local onde se deu o acidente, outra mais a sul, junto à localidade de Arrifana, e outra no topo norte do distrito, na zona de Santa Luzia.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É triste ainda se ver casos destes nas estradas e autoestradas portuguesas, quem não sabe ter responsabilidade com álcool ou sem, deveria ser inibido de conduzir para o resto da vida e as penas essas deveriam ser aumentadas ainda mais.
    Aos condutores álcool e telemóvel não p.f, obrigado.

RESPONDER

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Liveblog Autárquicas. Urnas encerradas e abstenção entre 45 e 50%

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …