Condutor acusado de furtar 5 euros de gasóleo vai ser julgado

Marcelo Camargo / ABr

Um condutor vai ser julgado por não ter pago os 3,63 litros de gasóleo simples que abasteceu numa bomba de gasolina em Gandra, Paredes. O advogado diz que é um absurdo que pode custar aos contribuintes centenas de euros.

Na noite de 17 de abril do ano passado, Azemiro Coelho conduziu o seu Peugeot 206 até à Galp de Gandra, em Paredes, e abasteceu o seu automóvel com 3,63 litros de gasóleo simples, no valor de cinco euros.

Na acusação do Ministério Público (MP), citada pelo Jornal de Notícias, lê-se que o condutor “fechou o tampão, entrou no veículo e abandonou o local sem proceder ao pagamento”, isto é, sem liquidar a conta de cinco euros.

Com base nos testemunhos das funcionárias da gasolineira e nas imagens de videovigilância a procuradora do Tribunal de Paredes acusou Azemiro Coelho por crime de furto. “Deve o arguido ser condenado a pagar ao Estado o montante correspondente aos valores de que se apropriou, no montante de cinco euros”, frisa o Ministério Público.

Contudo, para Fernando Moura, advogado do condutor, trata-se de uma situação “absurda” que custará centenas de euros aos contribuintes. O advogado sustenta ainda que esta situação poderia ser facilmente resolvida por outra via até porque, lembra, o condutor não tem qualquer antecedente criminal.

Esta é uma solução absurda, que tem custos avultados para os contribuintes por apenas cinco euros. A procuradora podia ter chamado o suspeito e encontrado uma outra solução, nomeadamente a suspensão provisória do processo ou o pagamento voluntário do valor”, defende Fernando Moura.

O advogado lembra os gastos do Estado com advogados oficiosos, juízes e funcionários judiciais, que serão necessários neste caso.

Segundo o matutino, o advogado pediu a abertura de instrução para evitar que o caso chegue a julgamento. No requerimento apresentado em tribunal, Fernando Moura salienta “que o arguido não foi interrogado pela autoridade judiciária”, “não foi objeto de reconhecimento” e que as imagens da videovigilância não permitem identificar o condutor.

Além disso, alega, “se tivesse intenção de furtar, tê-lo-ia feito por um valor muito superior”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …