Um prisioneiro norte-americano tem até 19 de maio para decidir se é executado através de injeção letal ou cianeto de hidrogénio, um gás utilizado para matar os judeus nos campos de extermínio durante o Holocausto.
Frank Atwood, que deverá ser executado a 8 de junho, foi condenado à morte pelo homicídio de Vicki Lynne Hoskinson, uma rapariga de oito anos, em 1984 – um crime que assegura não ter cometido.
Esta terça-feira, o supremo tribunal do Estado de Arizona decretou que Atwood tem até dia 19 de maio para decidir se prefere morrer através de injeção letal ou com recurso ao gás de cianeto de hidrogénio.
Este gás foi utilizado, pela última vez, na década de 1990, no Arizona para matar dois prisioneiros. Um dos homens sofreu uma morte prolongada por asfixia que durou 18 minutos.
“Por um lado, a injeção letal, para a qual o Departamento não está preparado para avançar e, devido ao estado grave da coluna vertebral do Sr. Atwood, infligiria a máxima dor ao longo de todo o processo. Por outro lado, gás cianeto, utilizado pela Alemanha nazi para exterminar milhões no Holocausto”, disse Joseph Perkovich, um dos advogados da Atwood, em comunicado citado pelo IFL Science.
“Ao designar gás de cianeto, o Departamento está cinicamente a forçar o Sr. Atwood a aceitar a tortura de uma injeção letal, reproduzindo uma versão do destino terrível que se abateu sobre a última pessoa sujeita a esse método no Arizona, que foi amarrada à mesa de execução durante mais de duas horas, arfando irremediavelmente mais de 600 vezes”, acrescenta.
Os advogados de Frank Atwood estão a tentar convencê-lo a não escolher o gás, também conhecido como Zyklon B. O problema, no caso de se optar pela injeção letal, é que este método também não é completamente eficaz para uma morte rápida e indolor.
A condição médica de Atwood também tem de ser tida em conta, uma vez que o prisioneiro sofre de um problema de degeneração da espinal medula, pelo que estar amarrado durante o processo lhe causaria dor extrema.
Caso opte pela morte com gás Zyklon B, Atwood será a primeira pessoa a ser executada, este século, com o gás utilizado durante o Holocausto.