Computadores melhores do que nós a ler emoções

Ohio State University

-

Investigadores da Universidade de Ohio programaram um computador para identificar expressões faciais, baseadas em mais de cinco mil fotografias tiradas a 230 voluntários que responderam a frases como “acabou de receber uma notícia inesperada” ou “alguma coisa está a cheirar mal”.

Até à data, o software disponível para analisar expressões faciais conseguia distinguir apenas as seis denominadas “categorias básicas” referentes às emoções – felicidade, surpresa, tristeza, medo, raiva e nojo. Qualquer pessoa consegue! Mas quando se está perante expressões mais complexas, como “surpresa feliz” (numa tradução livre do inglês), torna-se, para nós, mais complicado.

Mas não para este computador, o qual consegue, aliás, decifrar 21 emoções compostas, obtidas através da combinação de duas emoções de base.

Ao analisarem meticulosamente os milhares de retratos obtidos, os cientistas concluíram que existem apenas pequenas variações relativamente às expressões faciais. Ou seja, quase toda a gente usa os mesmos músculos para expressar “felicidade”, mas também para mostrar “surpresa feliz”.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores da universidade americana recorreram a um método desenvolvido, entre outros, pelo especialista das microexpressões faciais, Paul Ekman, que foi também conselheiro científico da série televisiva “Lie to Me”.

Mas esta é apenas uma das partes da utilidade desta investigação – ao usar um computador para analisar expressões faciais, é possível demonstrar que não somos assim tão diferentes. Mas, mais importante que tudo, esta descoberta poderá ser usada para diagnosticar alguns transtornos mentais, como o autismo, a esquizofrenia ou a síndrome pós-traumática.

Pessoas que sofrem destes problemas, reagem, normalmente, de forma diferente a expressões verbais sociais.

Já para não falar de mais um passo dado a favor das máquinas, que agora parecem também conseguir decifrar aquilo que estamos a sentir.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu o autor argentino Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …