/

Cientistas acreditam que cura para a doença celíaca pode estar para breve

Várias empresas farmacêuticas estão a concentrar esforços para encontrar uma cura para a doença celíaca. Investigadores garantem que um comprimido ou uma vacina podem estar para breve.

A doença celíaca é uma doença autoimune do intestino, causada por uma sensibilidade permanente ao glúten em indivíduos geneticamente suscetíveis. O glúten está presente no trigo, centeio, cevada e aveia, o que deixa os celíacos limitados nas suas opções alimentares. Bolos, pizza e até uma simples cerveja estão fora de questão para quem sofre desta doença.

Nos dias que correm, o único tratamento é evitar comer glúten para o resto da vida. No entanto, investigadores oferecem uma luz ao fundo do túnel e garantem que um comprimido ou uma vacina para tratar a doença celíaca pode estar para breve.

Atualmente, há quase 30 empresas farmacêuticas a trabalharem intensivamente na cura, confirmaram os cientistas Ludvig Sollid e Knut Lundin em declarações ao Science Norway.

“Com tanta atividade e tantos players sérios por aí, acho que surgirá algo que vai ajudar as pessoas com a doença celíaca”, disse Lundin. As opções possíveis são tomar um comprimido com enzimas que quebram o glúten antes de comerem alimentos que normalmente lhes dariam problemas ou então injeções de glúten que permitiriam ao sistema imunitário compreender que este composto de proteínas não é uma ameaça.

Sollid e Lundin alegam que uma das farmacêuticas já está muito perto de encontrar uma cura e deve apresentar novidades ainda este outono. Um grande estudo mostrou resultados promissores numa primeira fase clínica para uma vacina.

“Agora temos uma visão muito boa da doença. Muitas das nossas descobertas foram verificadas noutros laboratórios em todo o mundo e são amplamente citadas em estudos internacionais. Dá-nos fé que ultrapassamos os limites do que sabemos e que este conhecimento resistiu ao teste do tempo”, disse Sollid.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.