Novo comprimido anti-ressaca bloqueia 70% do álcool

Um novo suplemento anti-ressaca acaba de ser colocado à venda no Reino Unido. É comercializado pela empresa sueca Myrkl e deve ser tomado antes da ingestão das bebidas alcoólicas.

Diz-se que a pílula decompõe até 70% do álcool após 60 minutos. Isto significa que, se alguém beber 50 ml de uma bebida branca com 40% de teor alcoólico, que contém 20 ml de álcool puro, apenas 6 ml de álcool entram na corrente sanguínea. Isto é o mesmo que beber apenas 15 ml de uma bebida espirituosa.

Essa redução na quantidade de álcool absorvida pelo corpo é refletida por uma redução nos efeitos a curto prazo do álcool, como euforia e redução da ansiedade.

A empresa que fabrica este suplemento recomenda que sejam tomados dois comprimidos uma a 12 horas antes de beber álcool.

O suplemento probiótico contém duas bactérias amigas do intestinoBacillus subtilis e Bacillus coagulans – produzidas a partir de farelo de arroz fermentado.

Essas bactérias decompõem naturalmente o álcool em água e dióxido de carbono. Uma cápsula protege as bactérias dos ácidos naturais do estômago para que possam chegar ao intestino, onde a maior parte do álcool é absorvida pela corrente sanguínea.

O comprimido é destinado a quem não quer ressaca depois de beber no dia anterior. Mas estas pílulas podem realmente prevenir uma ressaca?

O que diz a ciência?

A ressaca deve-se principalmente aos efeitos desidratantes do álcool, que podem causar dores de cabeça. O efeito direto do álcool no estômago também pode causar dores de estômago e náuseas.

Se menos álcool for absorvido pelo corpo, os riscos de ficar desidratado são menores. Mas como os comprimidos só funcionam depois de o álcool passar do estômago para o intestino, não interrompem o efeito do álcool no estômago.

As evidências da Myrkl são baseadas num único estudo publicado. Vinte e quatro jovens adultos brancos saudáveis foram convidados a tomar dois comprimidos da Myrkl ou dois placebos, todos os dias, durante sete dias.

Os participantes receberam depois uma pequena quantidade de álcool (entre 50 e 90ml de bebidas espirituosas) com base no peso da pessoa. O seu nível de álcool no sangue foi testado nas duas horas seguintes.

Os investigadores descobriram que nos primeiros 60 minutos, a quantidade de álcool no sangue foi 70% menor naqueles que receberam Myrkl em comparação com o placebo.

Embora este estudo tenha sido bem desenhado, vários problemas tornam os resultados mais fracos. Primeiro, os autores só relataram resultados de 14 das 24 pessoas porque dez tinham níveis mais baixos de álcool no sangue no início.

Em segundo lugar, os resultados variaram entre diferentes pessoas, o que reduz a precisão do estudo. E terceiro, os investigadores testaram sete dias de tratamento antes de uma única bebida alcoólica, mas a empresa recomenda apenas dois comprimidos de uma a 12 horas antes de beber qualquer quantidade.

O estudo também deixa muitas perguntas sem resposta. O comprimido funciona em pessoas que não são jovens, saudáveis e brancas? Funciona em pessoas com doenças intestinais ou hepáticas? Existem diferenças no efeito do comprimido entre homens e mulheres? O que acontece quando comida e álcool são tomados juntos? Os medicamentos alteram a ação dos comprimidos?

Já se sabe que as bactérias intestinais amigáveis são alteradas por doenças de longo prazo e estilo de vida (tabagismo, consumo regular de álcool e dieta). Sabe-se também que o álcool é absorvido de forma diferente de acordo com o peso, sexo, atividade física e consumo alimentar. Esses fatores podem reduzir ou aumentar o efeito das bactérias amigáveis nos suplementos da Myrkl.

Os probióticos são seguros e estão amplamente disponíveis. Podem ser comprados como iogurtes, bebidas ou comprimidos em muitos supermercados e lojas de alimentos saudáveis no Reino Unido. As duas bactérias nas pílulas Myrkl também são seguras para a maioria das pessoas.

No entanto, os probióticos administrados a pessoas com doenças podem perturbar o equilíbrio natural das bactérias intestinais saudáveis, causando infeção ou sintomas intestinais.

Um comprimido antes de beber para evitar a ressaca no dia seguinte seria benéfica para algumas pessoas. No entanto, com todas as perguntas não respondidas em torno da Myrkl, a melhor cura para a ressaca continua a ser beber menos álcool no dia anterior.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.