Compras dos venezuelanos controladas no supermercado pelas impressões digitais

Jacob Dillon, USDoD / Wikimedia

-

As autoridades venezuelanas anunciaram esta quarta feira que vão empregar um sistema de controlo biométrico nos supermercados públicos e privados para controlar compras recorrentes do mesmo produto pelo mesmo cliente e combater o contrabando.

O anúncio foi feito pelo responsável de Preços Justos, Andrés Eloy Méndez, e o sistema deverá estar em funcionamento até ao final do ano, servindo ainda para combater a economia informal.

“Trata-se de estabelecer os parâmetros necessários, não só no sistema privado de alimentação, mas também no público. Assim protegeremos as famílias que fazem as suas compras normais. Na medida em que transcorra o tempo de funcionamento vamos ter as prateleiras mais cheias”, disse.

O sistema biométrico terá caraterísticas semelhantes às do programa Sistema de Abastecimento Seguro (SAS), que o Governo venezuelano desenvolveu nas redes públicas de distribuição de alimentos e que, segundo várias fontes, consiste na atribuição de um cartão numerado com os dados do cliente e que estará associado às suas impressões digitais.

O SAS é atualmente executado pelas redes estatais de supermercados Pdval, Mercal e Bicentenário, em localidades próximas da fronteira Colômbia-Venezuela onde, segundo as autoridades, se registam os maiores índices de contrabando.

Segundo Andrés Eloy Méndez, os donos dos supermercados privados do país já foram informados da decisão governamental, estando as autoridades a recolher dados sobres os padrões de consumo dos venezuelanos para planificar os sistemas de distribuição e abastecimento de produtos.

A entrada em vigor do sistema biométrico ocorre numa ocasião em que os venezuelanos se queixam da falta de produtos básicos nos supermercados.

Combate ao contrabando

No passado dia 11, a Venezuela enviou pelo menos 17.000 militares para a fronteira com a Colômbia, como uma de várias medidas para combater o contrabando de produtos básicos e de combustível, que gera prejuízos nos dois países.

O envio dos militares ocorreu horas antes de a Venezuela encerrar, pela primeira vez, a fronteira entre ambos países, para combater o contrabando de produtos, o que é contestado pelas autoridades colombianas.

O encerramento terá lugar durante 30 dias, durante o período da noite, entre as 22:00 e as 05:00 (entre as 03:30 e as 10:30 em Lisboa).

Segundo o governo venezuelano, os presidentes da Venezuela e da Colômbia, Nicolás Maduro e Juan Manuel Santos, respetivamente, debateram a questão do contrabando numa reunião no passado dia 01 em Cartagena, na Colômbia.

Na ocasião, os dois dirigentes concordaram em lutar contra o contrabando e em criar centros de comando e de controlo partilhado ao longo dos mais de 2.200 quilómetros de fronteira comum.

Com as maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela é o país com a gasolina mais barata, em que um depósito de um veículo atestado custa menos do que uma garrafa de água.

Em Caracas um litro de gasolina custa o equivalente a 0,02 dólares (0,014 euros) e na Colômbia 1,18 dólares (0,88 euros).

De acordo com o governo venezuelano, o contrabando na fronteira faz sair do país 40% de bens essenciais e 100.000 barris de petróleo por dia, gerando perdas anuais de 3,65 mil milhões de dólares.

A economia da Colômbia também sofre os efeitos desta economia paralela, devido à concorrência desleal dos produtos venezuelanos que entram no seu mercado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …