Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Carnegie Institution for Science

Ilustração de Robin Dienel

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação entre as suas composições quando se trata de elementos mais pesados do que o hidrogénio e o hélio.

De acordo com Johanna Teske, do Instituto Carnegie e autora do estudo, a descoberta, que foi publicada em novembro na revista científica The Astronomical Journal, tem implicações importantes para a nossa compreensão do processo de formação planetária.

Na sua juventude, as estrelas são cercadas por um disco rotativo de gás e poeira do qual nascem os planetas. Os astrónomos têm-se interrogado sobre quanta da composição de uma estrela determina a matéria-prima a partir da qual os planetas são construídos.

Estudos anteriores indicaram que a ocorrência de planetas gigantes gasosos aumenta em torno das estrelas com uma maior concentração de elementos pesados – outros que não o hidrogénio e o hélio.

Pensa-se que isso forneça evidências de uma das principais teorias concorrentes sobre a forma como os planetas se formam, que propõe que planetas gigantes gasosos sejam construídos a partir da lenta acumulação de material em disco até formar um núcleo com cerca de dez vezes a massa da Terra. Nesse ponto, o sólido interior planetário do bebé consegue cercar-se de hélio e gás hidrogénio, gerando um planeta gigante e maduro.

“O trabalho anterior analisou a relação entre a presença de planetas e a quantidade de ferro existente na estrela hospedeira, mas queríamos expandir isto e incluir o conteúdo de elementos pesados dos próprios planetas e observar mais do que apenas ferro”, explicou co-autor Daniel Thorngren, em comunicado.

Teske, Thorngren e os seus colegas compararam o conteúdo de elementos pesados de 24 planetas gigantes gasosos e frios à abundância de carbono, oxigénio, magnésio, silício, ferro e níquel nas suas 19 estrelas hospedeiras.

Os investigadores descobriram que não havia correlação entre a quantidade de elementos pesados ​​nesses planetas gigantes e a quantidade desses elementos formadores de planetas nas suas estrelas hospedeiras.

“Desvendar esta discrepância pode revelar novos detalhes sobre o processo de formação do planeta”, explicou Fortney. “Por exemplo, que outros fatores estão a contribuir para a composição de um planeta bebé? Talvez a sua localização no disco e a distância de qualquer vizinho. É necessário mais trabalho para responder a estas perguntas cruciais”.

Uma pista pode vir dos resultados dos autores, agrupando os elementos pesados ​​em agrupamentos que refletem as suas características. Os autores observaram uma correlação tentativa entre os elementos pesados ​​de um planeta e a abundância relativa de carbono e oxigénio da estrela hospedeira, chamados de elementos voláteis, em comparação com o restante dos elementos incluídos neste estudo, que se enquadram no grupo chamado de elementos refratários.

Estes termos referem-se aos baixos pontos de ebulição dos elementos – volatilidade – ou aos seus altos pontos de fusão – no caso dos elementos refratários. Elementos voláteis podem representar uma composição planetária rica em gelo, enquanto elementos refratários podem indicar uma composição rochosa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …

PS propõe aumento extra das pensões a partir de agosto

O PS propôs esta segunda-feira um aumento extraordinário de seis ou dez euros para os pensionistas com reformas mais baixas a partir de agosto, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 …

Partidos apresentam quase 1300 alterações ao Orçamento. PCP é o campeão

As propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 atingiram um número recorde. O PCP ultrapassou as três centenas. De acordo com o Diário de Notícias, o Orçamento do Estado para 2020 conta com 1296 …

Um dos ingredientes mais comuns da dieta ocidental altera genes no cérebro

O uso de óleo de soja tem aumentado drasticamente nas últimas décadas, tornando-se o óleo comestível mais consumido nos Estados Unidos. No entanto, um novo estudo sugere que o óleo de soja causa alterações genéticas …

Défice de 2019 cai para 599 milhões (e até deixa excedente à vista)

As administrações públicas fecharam o ano de 2019 com um défice de 599 milhões de euros em contas públicas, anunciou esta segunda-feira o Ministério das Finanças, que é liderado por Mário Centeno. Este valor representa uma …

Adiada para quinta-feira decisão do Livre sobre confiança política em Joacine

A Assembleia do Livre para decidir a retirada de confiança política à sua deputada única, Joacine Katar Moreira, na sequência da votação do IX Congresso do partido, foi adiada para quinta-feira, estando inicialmente prevista para …