Não acontecia há 19 anos: uma competição da UEFA sem clubes portugueses

Zamalek SC / Twitter

Jaime Pacheco, treinador do Zamalek SC.

Liga Conferência Europa não contará, nem com Paços de Ferreira, nem com Santa Clara. Liga dos Campeões de 2002/03 não teve equipas lusas – mas essa época terminou com uma conquista europeia do FC Porto.

Quando, daqui a anos, recordarem a primeira edição da Liga Conferência Europa, irão reparar que a fase de grupos desse torneio não teve qualquer clube português.

Finlândia, Israel, Arménia, Estónia, Chipre, Bulgária, Eslováquia, Azerbaijão, Cazaquistão e Gibraltar são alguns dos países que estarão representados na fase de grupos da nova prova da UEFA.

Portugal tinha dois candidatos: Paços de Ferreira e Santa Clara. Os nortenhos superaram a terceira eliminatória da qualificação mas foi derrotado pelo poderoso Tottenham no play-off. Os açorianos ultrapassaram duas eliminatórias mas, também no play-off, perdeu diante do Partizan Belgrado.

Desde 2002/03 que uma competição europeia não tinha qualquer equipa portuguesa na fase de grupos.

O falhanço luso ocorreu na Liga dos Campeões, nessa altura. Naquele verão de 2002, duas equipas poderiam ter chegado à fase de grupos: Sporting e Boavista. Nenhuma conseguiu.

O campeão Sporting foi afastado (2-0 no total) pelo Inter Milão, na terceira e última ronda de qualificação. O Boavista, segundo classificado no campeonato português na época anterior, venceu facilmente o Hibernians na segunda eliminatória mas perdeu (1-0) contra o Auxerre na terceira eliminatória.

Mas, meses depois, já em 2003, quase nenhum adepto português se lembrava disso. Porque essa época 2002/03 terminou com duas equipas portuguesas nas meias-finais da Taça UEFA: FC Porto e Boavista. E o FC Porto venceu mesmo o torneio, ganhando ao Celtic na final.

No extremo oposto, a Liga dos Campeões deste ano: três equipas portuguesas na fase de grupos. Sporting, FC Porto e Benfica repetem o registo de há cinco anos, em 2016/17, quando os três «grandes» também estiveram na fase de grupos da maior competição europeia de clubes.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque com arco e flecha na Noruega com cinco mortos confirmados. Suspeito mostrava sinais de radicalização

Polícia acredita que o suspeito terá agido sozinho, pelo que não estão a ser feitas buscas para localizar mais envolvidos. Durante a detenção, agentes também terão sido atingidos. O cidadão dinamarquês de 37 anos que as …

Rendeiro trocou de advogados durante a fuga (e agora tem na defesa o assessor do pai do motorista)

João Rendeiro tem uma nova equipa de defesa depois de ter trocado de advogados quando já tinha saído do país, para escapar à prisão. Agora, um dos seus advogados é Abel Marques, secretário-geral da ANTRAL …

Ruas cheias e impaciência. O "cocktail" que explica a violência nas noites de Porto e Lisboa

As autoridades policiais estão preocupadas com a escalada de violência nas noites de Porto e Lisboa. A euforia pós-pandemia e a impaciência nas filas de espera podem explicar este fenómeno. A vida noturna regressou quase totalmente …

Rangel aconselhado a dar já o passo que falta. Carreiras diz que Rio não se recandidata

O eurodeputado foi aconselhado por vários apoiantes a assumir já esta quinta-feira, no Conselho Nacional, que está disponível para ser candidato à liderança do partido. Na noite desta quarta-feira, e pouco depois de a direção do …

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, na apresentação das propostas da UE para a Irlanda do Norte

Às turras com o Reino Unido, UE propõe criar "via rápida" no protocolo da Irlanda do Norte

A União Europeia mostra-se aberta a mudar partes do acordo e facilitar as trocas comerciais, mas continua a rejeitar uma renegociação geral do protocolo. O ex-conselheiro de Boris Johnson, Dominic Cummings, revelou também que o …

Liverpool está interessado em João Félix (e já acenou com 80 milhões de euros)

Com João Félix a ter dificuldades em adaptar-se ao futebol do Atlético de Madrid, o Liverpool está disposto a avançar com uma proposta de 80 milhões de euros. O Liverpool estará interessado na contratação de João …

Há mais 9154 alunos colocados na 2.ª fase do concurso de acesso ao Ensino Superior

Vagas disponibilizadas na 2.ª fase não foram preenchidas durante a primeira ronda de candidaturas por falta de procura ou não realização das matrículas. Finda a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, há mais 9154 alunos …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista maior sismo até agora: magnitude 4,5 na Escala de Richter

Três dos 60 sismos registados foram sentidos pela população, tendo o de maior magnitude ocorrido às 02h27, em Mazo, com uma magnitude de 4,5 na Escala de Richter. Um total de 60 sismos foram registados na …

Rui Pinto denuncia ligações entre Vieira e sociedade de César Boaventura

Numa série de tweets, Rui Pinto denunciou ligações entre Luís Filipe Vieira, ex-presidente do SL Benfica, e a GIC Corporation SA, sociedade do empresário César Boaventura. De acordo com o hacker, a sociedade em causa "foi …

Pandora Papers. Presidente do Chile enfrenta processo de destituição por suspeitas de corrupção

As revelações dos Pandora Papers envolvem o presidente chileno, Sebastian Piñera, na venda de uma empresa de minério nas Ilhas Virgens Britânicas através de uma companhia detida pelos seus filhos. Depois de ver o seu …