“É como o Cristiano Ronaldo”. Haaland soma recordes e já é o melhor de sempre numa época na Premier League

3

Manchester City / Facebook

O norueguês de 22 anos tornou-se esta semana o jogador da história da Premier League com mais golos numa única temporada, com 35.

Há quem diga que há uma maldição que impede que as estrelas da Bundesliga não vinguem na Premier League, dando jogadores como Kai Havertz, Jadon Sancho ou Timo Werner como exemplo.

Mas o mesmo certamente não pode ser dito de Erling Haaland. Desde a sua saída do Borussia Dortmund para o Manchester City no último verão, o ponta de lança norueguês não se cansa de bater recordes, tanto que até o próprio Pep Guardiola o comparou a Cristiano Ronaldo.

O mais recente, e talvez o mais notável, foi o facto de se ter tornado o jogador com mais golos marcados numa única temporada na Premier League, com 35 golos, destronando Andy Cole e Alan Shearer, que somaram 34 golos numa altura em que as épocas da liga inglesa ainda tinha 42 jogos.

O primeiro recorde batido por Haaland foi logo em Agosto, com o avançado a tornar-se o jogador com mais golos marcados nos seus primeiros cinco jogos na liga, abanando as redes nove vezes, graças a dois hat-tricks consecutivos contra o Crystal Palace e o Nottingham Forest.

Logo no jogo seguinte, Haaland voltou a marcar e voltou a registar o nome no livro dos recordes, sendo o mais rápido de sempre a marcar 10 golos na história da liga inglesa, relata o Manchester Evening News.

No jogo contra os eternos rivais do United, que o City venceu por 6-3, Haaland também se tornou o primeiro jogador a marcar três hat-tricks consecutivos em casa na Premier League e o primeiro a ter cinco envolvimentos em golos num dérbi de Manchester, com três golos e duas assistências.

Neste mesmo jogo, Haaland também se tornou o jogador mais rápido a marcar três hat-tricks na liga, precisando de apenas oito jogos. Cristiano Ronaldo, como termo de comparação, precisou de 232. Desde então, Haaland já somou mais um hat-trick contra o Wolverhampton, que lhe garantiu o recorde do mais rápido a marcar quatro, necessitanto só de 19 jogos.

Não é so na liga inglesa que o norueguês faz estragos. Haaland tornou-se também o jogador mais rápido a marcar 25 golos na Liga dos Campeões, precisando só de 20 jogos. O festival de sete golos contra o RB Leipzig, em que Haaland marcou cinco, também lhe rendeu um novo recorde, tornado-se o mais jovem de sempre a marcar 30 golos na Champions.

O pontapé de bicicleta acrobático contra o Southampton também fez com que esmagasse o recorde de Mohamed Salah e de Ruud van Nistelrooy no maior número de golos marcados por um jogador da Premier League em todas as competições. Haaland já conta com 51 golos em toda a época e tem agora na mira o recorde de mais golos numa temporada em todas as ligas principais — 63, detido por Dixie Dean.

Adriana Peixoto, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.