Comissário da UE defende “taxa de acesso” às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma “taxa de acesso” ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário.

Ao Financial Times, citado pelo ECO, Hahn disse que esta medida afetaria cerca de 70 mil empresas, cujo volume de negócios ultrapasse os 750 milhões de euros, sendo a forma mais prática de a Comissão Europeia obter novas fontes de receita direta.

Em causa está o fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros que ajudará os Estados-membros a ultrapassar a crise. Para o comissário, a alternativa mais prática para a Comissão Europeia obter novas fontes de receita direta para fazer face à dívida que este fundo criará passa por uma “taxa de acesso”.

Hahn defendeu uma contribuição anual de dez mil milhões de euros por parte de cerca de 70 mil empresas na Europa. “O que pretendemos – o mais tardar até ao final de 2027 – é ter um fluxo constante e funcional de novos recursos próprios para o nosso orçamento”, disse o responsável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.