Comissão Europeia quer Brexit concretizado até 2020

O responsável da União Europeia pelas negociações do Brexit, Michel Barnier, anunciou uma nova data para a saída definitiva do Reino Unido da UE: 31 de dezembro de 2020.

A Comissão Europeia estabeleceu o dia 31 de dezembro de 2020 para o fim do processo de saída do Reino Unido da União Europeia. A data foi confirmada por Michel Barnier, representante da Comissão Europeia nas negociações com Londres.

As orientações adotadas reiteram que o Reino Unido continua a ser um membro de pleno direito e dever até ao dia 29 de março de 2019, aplicando-se o acervo da UE na sua totalidade e a competência do Tribunal de Justiça europeu. “O período de transição é útil, permite que as autoridades britânicas se preparem”, salienta Barnier.

Segundo o negociador-chefe da UE para o Brexit, depois de sair da União Europeia, o Reino Unido poderá manter todos os benefícios do mercado único. No entanto, para tal, estará sujeito à legislação europeia e o processo não é imediato. “A transição faz parte do acordo de saída”, sublinhou.

No dia seguinte à saída, avança o Observador, o Reino Unido deixará também de estar vinculado a cerca de 750 acordos com a Europa. Isso significa que nos próximos três anos, os que lhe resta até à saída, o Reino Unido terá de reconstruir esses acordos para que, depois da saída, possa manter as relações comerciais com vários Estados.

De acordo com o jornal online, a data coincide com o fim do enquadramento financeiro multianual da União Europeia. Isto permite que as negociações para o próximo quadro decorram com a certeza de que, quando entrar em vigor, já Londres está fora da UE.

A Comissão Europeia divulgou, entretanto, dois documentos: um que dá início à próxima fase das negociações e o segundo em que são estabelecidas as linhas orientadoras dessa mesma discussão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …