Cometa Neowise pode ser visto a olho nu este mês (e só volta daqui a 7000 anos)

(dr) NASA

Cometa C/2020 F3, também conhecido pelo nome Neowise

Descoberto no final de março por um telescópio espacial da NASA, o cometa conhecido como Neowise é o primeiro a ser visível a partir da Terra este ano.

De acordo com a BBC, o nome oficial deste cometa é C/2020 F3 e trata-se do terceiro a ser descoberto este ano. Segundo o cosmonauta Ivan Vagner, que o observou a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), é também o “mais brilhante dos últimos sete anos”.

O cometa foi detetado, pela primeira vez, no dia 27 de março, pelo telescópio espacial da NASA chamado Neowise, daí ter ficado também conhecido por este nome. Vai alcançar o ponto mais próximo da Terra no próximo dia 23 de julho, quando estará a 103 milhões de quilómetros de distância.

Segundo a emissora britânica, apesar de estar mais de 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua, será possível observá-lo sem a ajuda de telescópios ou binóculos no hemisfério Norte durante grande parte deste mês.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em Portugal, existem duas boas ocasiões para o poder ver: ao amanhecer e ao anoitecer.

“Ao amanhecer o cometa será visível na direção nordeste até somente o dia 21 de julho, quando não poderá ser observado por se encontrar abaixo do horizonte. Ao anoitecer, a melhor ocasião para a sua observação ocorrerá pelas 22 horas na direção noroeste”.

A BBC destaca que é necessário estar num local com vista direta para o horizonte, com poucas construções e objetos pelo caminho. Também se recomenda um lugar que tenha pouca poluição luminosa.

O C/2020 F3 é um dos poucos cometas visíveis a olho nu deste século e já foi fotografado de diferentes pontos à volta do mundo. De acordo com o jornal Público, só voltará a ser visível a partir da Terra daqui a quase sete mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Sou um apaixonado por estes fenómenos. Hoje após ter feito a rega da horta na minha quintinha, sobranceira ao Rio Baceiro e ido ao Rio Tuela, à praia fluvial do Pelgo, bandeira de ouro da Quercus desde 2011, em pleno parque natural de Montesinho. Observei o maravilhoso céu estrelado, repleto de constelações e a com adensar da noite a vislumbrar-se a via láctea ou caminho de Santiago, como é conhecida por estas bandas. Fiz-me novamente à estrada nacional 103, na direção Vinhais Bragança, pouco de pois da ponte de Castrelos, sobre o rio Baceiro, iniciei a subida para Bragança, cerca de 7 km, com uma vista privilegiada para noroeste e pouco passava das 22:00 quando vislumbrei o Cometa Neowise… uma bola de luz acobreada com um rasto de fogo, parecia um foguetão… Espetacular aquilo que este universo e cosmos infinito nos proporciona.

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …