/

Comer um abacate por dia é bom para a saúde (e os cientistas já sabem porquê)

8

Uma nova investigação concluiu que comer um abacate por dia é benéfico para a saúde, uma vez que a fruta pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol “mau”.

Para a nova investigação, a equipa de cientistas da Universidade Estatal da Pensilvânia, nos Estados Unidos, reuniu 45 adultos com idade compreendidas entre os 21 e os 70 anos e com sobrepeso ou obesidade.

Durante a primeira semana de estudo, todos os participantes seguiram a dieta norte-americana típica, uma vez que os cientistas tinham como objetivo começar a investigação sobre “uma base nutricional semelhante”, explicam, citados em comunicado.

Volvia a primeira semana, cada adulto seguiu três dietas sucessivas durante cinco semanas e numa ordem aleatório: uma com uma com baixo teor de gordura e sem abacate, outra moderada em gordura e sem abacate e, finalmente, uma dieta moderada em gordura que envolvia também o consumo diário desta fruta.

Os resultados revelaram que comer um abacate por dia estava associado a níveis mais baixos dos dois tipos de “colesterol mau”: as lipoproteína oxidada de baixa densidade (LDL) e as partículas pequenas e densas de LDL.

Penny Kris-Etherton, professora de nutrição e uma das autoras do estudo agora divulgado, explica que partículas pequenas e densas de LDL são particularmente prejudiciais, uma vez que promovem a acumulação de placas nas artérias, dificultando a circulação sanguínea.

Por outro lado, existem “muitos estudos sugerem que a oxidação é a base de algumas doenças cardíacas e cancro”, continua, acrescentando, que “quando as partículas de LDL oxidam, começa uma reação em cadeia começa que pode promover aterosclerose”.

“A oxidação não é boa. Por isso, se puder ajudar a proteger o seu corpo através dos alimentos que come, isso pode ser muito benéfico”, concluiu a cientista.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista científica especializada The Journal of Nutrition.

ZAP //

8 Comments

    • Q pena…vai morrer sem provar muita coisa boa. Espanta’me q pessoas vivam uma vida de rotina.
      Tão curta e tão pouco!

  1. O abacate faz parte dos meus hábitos alimentares desde criança. O sabor de um sanduíche de abacate é coisa que aprecio muito. Misturado na salada, também acho delícia. No entanto – e dependendo do tamanho – o nutricionista recomendou-me apenas metade de um fruto, ao pequeno almoço….
    Abacate madurinho, humm… sabe-me a pinhão… é BOMMM…. 🙂
    A variedade apresentada na imagem (eu creio ser Hass), por ter uma semente pequena, tem mais polpa… sendo por isso mais vantajosa.
    Deveria haver mais investimento em abacateiros. O abacate importado geralmente tem dificuldade em amadurecer e – não raras vezes – a polpa acaba por ficar preta e vai para o lixo. Em boa verdade trata-se de uma dupla perda porque além de saborosa (e saudável), é fruta muito cara…
    assinado: Maria da Maia

  2. Para quê comer frutos exoticos se há fruta autóctone que é adequada à população local? A ciência da treta diz cada disparate.

    • Autóctone? Acha que as laranjas doces, por exemplo, são naturais de Portugal? LOL Muitas frutas que pensamos ser nativas, foram trazidas de fora, há muito tempo!
      E porque não plantar um abacateiro? 😉 Dão-se bem com o nosso clima, assim como maracujás, lichias e até mangas (!) não sendo nativas de cá, crescem muito bem e são super saborosas! Daqui a 500 anos, quem não sabe, vai dizer que essas frutas são também nativas de Portugal 😉

  3. Q pena…vai morrer sem provar muita coisa boa. Espanta’me q pessoas vivam uma vida de rotina.
    Tão curta e tão pouco!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.