Um grupo de cientistas da Universidade de Nagoya, no Japão, descobriu que comer à frente de um espelho cria uma falsa impressão de companhia e faz com que a comida pareça mais saborosa.
O estudo foi realizado como forma de explorar o fenómeno conhecido como “exploração social de comer”, que afirma que as pessoas aproveitam mais as refeições quando se alimentam na companhia de outras pessoas.
“Queríamos descobrir qual era o mínimo necessário para o efeito da facilitação social da comida. A outra pessoa tem de estar presente ou a informação de que há uma presença é suficiente?”, explica o principal autor do estudo, Ryuzaburo Nakata.
“Vários estudos demonstraram que, para adultos mais velhos, o consumo de alimentos está associado à qualidade de vida e comer sozinho está associado a depressão e perda de apetite. As nossas conclusões sugerem uma possível abordagem para melhorar o sabor dos alimentos e a qualidade de vida para as pessoas que não têm companhia quando comem”, destacou o especialista.
De acordo com os cientistas, comer em frente ao espelho pode ajudar a sentir com mais intensidade o gosto dos alimentos. Aliás, as fotografias também ajudaram a aguçar o paladar dos participantes – ou seja, uma imagem estática de uma pessoa a comer parece ser suficiente para produzir a facilitação social de alimentação.
E parece que, além de servir como uma companhia para refeições solitárias. comer em frente ao espelho também pode ajudar a ponderar a escolha dos alimentos. Uma outra pesquisa mostrou que alguns participantes se sentiram desconfortáveis ao ingerir alimentos gordurosos na frente do espelho.