Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão.

Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado e constatou que as melhorias na alimentação, com a duração de apenas algumas semanas, podem melhorar o humor e os sintomas de ansiedade.

Foram vários os estudos que já encontraram fortes correlações entre os maus hábitos alimentares e a depressão. Apesar de essa correlação observacional parecer clara, os cientistas ficaram divididos sobre se existe uma relação casual entre ambos os fatores: uma má alimentação deprime uma pessoa ou uma dieta má é apenas um sintoma de depressão?

Apesar de este estudo ter sido muito pequeno e de pouca duração, fornece fortes evidências que apontam para uma possível relação causal entre a dieta e o humor.

Durante a experiência, os cientistas analisaram 76 participantes com sintomas de depressão moderada a alta, e dividiram-nos em dois grupos: um que atuou como grupo de controlo e continuou com os padrões alimentares normais e o outro que alterou a sua dieta para uma alimentação mais saudável.

De acordo com o New Atlas, a intervenção durou três semanas e os cientistas acompanharam os participantes durante três meses. Os resultados foram recentemente publicados na PLOS One.

Depois de três semanas, o grupo que alterou a sua dieta já apresentava melhorias. A depressão regrediu de moderada a alta para normal e o grupo relatou pontuações mais baixas relativamente a ansiedade, em comparação com o grupo de controlo.

Três meses depois da experiência, apenas 21% dos participantes continuaram com uma alimentação saudável. Ainda assim, todos os voluntários do grupo que alterou a sua dieta apresentaram melhorias consistentes no humor.

Paul Keedwell, psiquiatra da Universidade de Cardiff que não participou no estudo, considera que os resultados são úteis, mas que as conclusões ainda são limitadas no que diz respeito a considerar que a dieta pode melhorar diretamente o humor. “Embora as descobertas sejam encorajadoras, provavelmente existe um forte efeito placebo a operar no grupo de dieta saudável.”

“Portanto, embora seja importante comer uma dieta saudável para ajudar a manter uma boa saúde física e mental, duvido que seja mais importante do que o acesso oportuno a bons cuidados psiquiátricos, exercícios físicos e apoio emocional”, acrescentou o especialista.

Os investigadores responsáveis pelo estudo reconhecem as limitações, mas admitem que há poucas desvantagens nesta alteração da dieta. Ou seja, independentemente dos mecanismos causais, uma dieta saudável está relacionada na melhoria do nosso humor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …