Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão.

Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado e constatou que as melhorias na alimentação, com a duração de apenas algumas semanas, podem melhorar o humor e os sintomas de ansiedade.

Foram vários os estudos que já encontraram fortes correlações entre os maus hábitos alimentares e a depressão. Apesar de essa correlação observacional parecer clara, os cientistas ficaram divididos sobre se existe uma relação casual entre ambos os fatores: uma má alimentação deprime uma pessoa ou uma dieta má é apenas um sintoma de depressão?

Apesar de este estudo ter sido muito pequeno e de pouca duração, fornece fortes evidências que apontam para uma possível relação causal entre a dieta e o humor.

Durante a experiência, os cientistas analisaram 76 participantes com sintomas de depressão moderada a alta, e dividiram-nos em dois grupos: um que atuou como grupo de controlo e continuou com os padrões alimentares normais e o outro que alterou a sua dieta para uma alimentação mais saudável.

De acordo com o New Atlas, a intervenção durou três semanas e os cientistas acompanharam os participantes durante três meses. Os resultados foram recentemente publicados na PLOS One.

Depois de três semanas, o grupo que alterou a sua dieta já apresentava melhorias. A depressão regrediu de moderada a alta para normal e o grupo relatou pontuações mais baixas relativamente a ansiedade, em comparação com o grupo de controlo.

Três meses depois da experiência, apenas 21% dos participantes continuaram com uma alimentação saudável. Ainda assim, todos os voluntários do grupo que alterou a sua dieta apresentaram melhorias consistentes no humor.

Paul Keedwell, psiquiatra da Universidade de Cardiff que não participou no estudo, considera que os resultados são úteis, mas que as conclusões ainda são limitadas no que diz respeito a considerar que a dieta pode melhorar diretamente o humor. “Embora as descobertas sejam encorajadoras, provavelmente existe um forte efeito placebo a operar no grupo de dieta saudável.”

“Portanto, embora seja importante comer uma dieta saudável para ajudar a manter uma boa saúde física e mental, duvido que seja mais importante do que o acesso oportuno a bons cuidados psiquiátricos, exercícios físicos e apoio emocional”, acrescentou o especialista.

Os investigadores responsáveis pelo estudo reconhecem as limitações, mas admitem que há poucas desvantagens nesta alteração da dieta. Ou seja, independentemente dos mecanismos causais, uma dieta saudável está relacionada na melhoria do nosso humor.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …