Comer batatas aumenta o risco de diabetes? Depende

Comer batatas aumenta o risco de diabetes? Um novo estudo mostra que depende, embora os cientistas deixem alguns reparos quanto aos resultados.

Muitos temem uma possível associação entre a batata e diabetes tipo 2. No entanto, um estudo recentemente publicado no jornal científico Diabetes Care aponta que tudo depende do método de preparação desse ingrediente. Para entender melhor essa relação, os investigadores analisaram informações de mais de 54 mil pessoas.

Esses participantes preencheram um questionário de frequência alimentar de 192 bens. Os cientistas descobriram que aqueles com a maior ingestão total de vegetais tiveram um risco 21% menor de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com o outro grupo.

Enquanto isso, os participantes com maior consumo de batata tiveram um risco 9% maior de diabetes tipo 2, em comparação com o grupo que comia a menor quantidade diária.

No entanto, os investigadores analisaram a fundo cada método de preparação, e perceberam que batatas cozidas não estavam associadas a um risco maior de desenvolver a doença.

Contudo, os participantes com maior consumo de puré de batata, batatas fritas ou salgadinhos também consumiam mais manteiga, carne vermelha e refrigerantes, que são conhecidos por aumentar o risco de diabetes tipo 2, o que pode justificar essa relação.

Inclusive, os especialistas recomendam substituir o arroz branco e a massa por batata cozida, pois a batata tem fibras, vitamina C e outros nutrientes. “Na batata, obtemos outros nutrientes que não encontramos no arroz branco ou na massa”, apontam os autores do estudo.

No entanto, os próprios responsáveis pelo estudo reconhecem que ainda é preciso levar o estudo sobre essa relação entre batata e diabetes adiante, considerando possíveis limitações, como o facto de que foram os próprios participantes que relataram essas dietas, e que os investigadores analisaram os hábitos alimentares apenas durante um ano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.