Comediantes têm elevados níveis de traços psicóticos

RTP / Flickr

Ricardo Araújo Pereira não participou no estudo.

Ricardo Araújo Pereira não participou no estudo.

Os comediantes têm traços de personalidade ligados à psicose, assim como outras pessoas criativas – e essa pode ser uma das razões pelas quais são tão divertidos, indica uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford e publicada no British Journal of Psychiatry.

A pontuação dos comediantes foi alta na medição de características que, em casos extremos, são associadas a doenças mentais. E, surpreendentemente, apresentam altos níveis tanto de introversão como de extroversão.

Os investigadores explicam que os elementos criativos necessários para o humor são semelhantes aos traços observados em pessoas com psicose.

A investigação envolveu 523 comediantes (404 homens e 119 mulheres) do Reino Unido, EUA e Austrália. Os participantes responderam a um questionário online, criado para medir traços psicóticos em pessoas saudáveis.

Foram medidos quatro aspectos:

1) experiências incomuns (crença em telepatia e eventos paranormais);
2) desorganização cognitiva (distracção e dificuldade em concentrar-se);
3) anedonia introvertida (habilidade reduzida de sentir prazer físico e social); e
4) não-conformidade impulsiva (tendência a comportamentos impulsivos e anti-sociais).

O questionário também foi preenchido por 364 actores – outra profissão que envolve performance criativa – como grupo de controlo, e por outras 831 pessoas que trabalham em áreas não-criativas.

Os comediantes pontuaram significativamente mais do que o grupo geral, em todos os tipos de traços de personalidade psicótica. Apresentaram níveis particularmente altos tanto em traços de personalidade extrovertida e introvertida.

Os actores pontuaram mais que o grupo geral em três dos quatro aspectos – mas não no aspecto introvertido.

Habilidade para entreter

Os estudiosos acreditam que esta estrutura incomum de personalidade pode ajudar a explicar a habilidade dos comediantes em entreter.

«Os elementos criativos necessários para produzir humor são incrivelmente semelhantes aos que caracterizam o estilo cognitivo de pessoas com psicose – a esquizofrenia e a bipolaridade», diz à BBC Gordon Claridge, professor do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford.

Ainda que a psicose esquizofrénica em si prejudique o senso de humor, numa forma mais branda pode aumentar a habilidade da pessoa em associar coisas estranhas ou “pensar fora da caixa”, prossegue Claridge.

E traços similares à bipolaridade podem ajudar pessoas a combinar ideias para formar conexões novas e engraçadas.

“Os comediantes tendem a ser introvertidos, nem sempre querem socializar, e a sua comédia é quase uma válvula de escape para isso”, diz Claridge à BBC.

Para Paul Jenkins, presidente da Rethink Mental Illness, as descobertas são interessantes, mas é preciso ficar atento para não reforçar o “estereótipo do génio criativo louco”.

“Doenças mentais como esquizofrenia podem afectar qualquer pessoa, seja ela criativa ou não. O nosso entendimento sobre doenças mentais ainda é deficiente, e precisamos de mais pesquisas nessa área.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …