Comediantes têm elevados níveis de traços psicóticos

RTP / Flickr

Ricardo Araújo Pereira não participou no estudo.

Ricardo Araújo Pereira não participou no estudo.

Os comediantes têm traços de personalidade ligados à psicose, assim como outras pessoas criativas – e essa pode ser uma das razões pelas quais são tão divertidos, indica uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford e publicada no British Journal of Psychiatry.

A pontuação dos comediantes foi alta na medição de características que, em casos extremos, são associadas a doenças mentais. E, surpreendentemente, apresentam altos níveis tanto de introversão como de extroversão.

Os investigadores explicam que os elementos criativos necessários para o humor são semelhantes aos traços observados em pessoas com psicose.

A investigação envolveu 523 comediantes (404 homens e 119 mulheres) do Reino Unido, EUA e Austrália. Os participantes responderam a um questionário online, criado para medir traços psicóticos em pessoas saudáveis.

Foram medidos quatro aspectos:

1) experiências incomuns (crença em telepatia e eventos paranormais);
2) desorganização cognitiva (distracção e dificuldade em concentrar-se);
3) anedonia introvertida (habilidade reduzida de sentir prazer físico e social); e
4) não-conformidade impulsiva (tendência a comportamentos impulsivos e anti-sociais).

O questionário também foi preenchido por 364 actores – outra profissão que envolve performance criativa – como grupo de controlo, e por outras 831 pessoas que trabalham em áreas não-criativas.

Os comediantes pontuaram significativamente mais do que o grupo geral, em todos os tipos de traços de personalidade psicótica. Apresentaram níveis particularmente altos tanto em traços de personalidade extrovertida e introvertida.

Os actores pontuaram mais que o grupo geral em três dos quatro aspectos – mas não no aspecto introvertido.

Habilidade para entreter

Os estudiosos acreditam que esta estrutura incomum de personalidade pode ajudar a explicar a habilidade dos comediantes em entreter.

«Os elementos criativos necessários para produzir humor são incrivelmente semelhantes aos que caracterizam o estilo cognitivo de pessoas com psicose – a esquizofrenia e a bipolaridade», diz à BBC Gordon Claridge, professor do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford.

Ainda que a psicose esquizofrénica em si prejudique o senso de humor, numa forma mais branda pode aumentar a habilidade da pessoa em associar coisas estranhas ou “pensar fora da caixa”, prossegue Claridge.

E traços similares à bipolaridade podem ajudar pessoas a combinar ideias para formar conexões novas e engraçadas.

“Os comediantes tendem a ser introvertidos, nem sempre querem socializar, e a sua comédia é quase uma válvula de escape para isso”, diz Claridge à BBC.

Para Paul Jenkins, presidente da Rethink Mental Illness, as descobertas são interessantes, mas é preciso ficar atento para não reforçar o “estereótipo do génio criativo louco”.

“Doenças mentais como esquizofrenia podem afectar qualquer pessoa, seja ela criativa ou não. O nosso entendimento sobre doenças mentais ainda é deficiente, e precisamos de mais pesquisas nessa área.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …