Plano foi aprovado pelo Governo espanhol e vice-presidente admite que as medidas podem ser praticadas durante meses.
O preço nos combustíveis em Espanha vai descer 20 cêntimos por litro, já a partir desta sexta-feira. Dessa descida, 15 cêntimos serão suportados pelo Estado e os outros 5 cêntimos pelas empresas petrolíferas.
O plano foi aprovado pelo Governo liderado por Pedro Sánchez e é uma resposta às consequências económicas da guerra na Ucrânia.
Essa descida no preço de todos os combustíveis já tinha sido validado para os trabalhadores em sectores essenciais, que mexem com a economia espanhola (e que tinham iniciado uma greve).
Recorde-se que o imposto espanhol sobre os produtos petrolíferos já está em mínimos na Europa. Por isso, o Executivo não consegue diminuir esse valor, optando por pagar parte do valor que cada consumidor vai pagar.
O plano do Governo vai ser concretizado já a partir desta sexta-feira. Pretende essencialmente auxiliar empresas e famílias; tem um valor global de 6 mil milhões de euros.
Esta medida é válida até ao dia 30 de Junho deste ano mas a vice-presidente do Governo, Nadia Calviño, admitiu nesta terça-feira que as medidas podem ser “adaptadas” ao desenrolar da guerra – ou seja, o plano pode ser posto em prática durante muitos meses.
É um pacote que, espera-se, seja uma resposta “contundente” à escalada de preços, também em Espanha.
No entanto, há responsáveis dentro da coligação governamental PSOE-Podemos que acreditam que as medidas deveriam ser mais corajosas e mais vastas.
Isto sim são medidas para beneficio do povo. Não é como o Português que é uma migalha para enganar meninos e ainda tem de se inscrever no site. Haja Paciência para tanta mediocridade…