/

Combustíveis vão descer 15 cêntimos em alguns postos (graças a espanhóis)

3

ZAP

Petroprix e Plenoil vão ocupar parte do mercado português ainda em 2023. Mais de 120 postos vão ser abertos ao longo dos próximos anos.

A gasolina e o gasóleo vão ficar consideravelmente mais baratas em Portugal a partir do fim deste ano. Pelo menos em alguns postos.

Ainda em 2023 a Petroprix e Plenoil vão aparecer no mercado português. São duas empresas espanholas, gasolineiras com preços mais baixo (low-cost).

As duas empresas, juntas, vão abrir mais de 120 postos de combustível em Portugal até 2027.

O Jornal de Notícias informa que os dois primeiros espaços da Petroprix vão abrir ainda neste ano, na Covilhã e em Águeda.

A mesma gasolineira espanhola prevê abrir 17 postos em Portugal até ao final de 2024 e 100 espaços durante os próximos quatro anos. No próximo ano vai focar-se primeiro no Grande Porto e depois na Grande Lisboa.

A Plenoil terá uma quota de mercado menor: em 2024 vai abrir 20 postos nos distritos Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Guarda.

Mais barata

Como é do conhecimento geral, os combustíveis são normalmente mais baratos em Espanha do que em Portugal.

As empresas espanholas, sobretudo sendo low-cost, vão trazer preços mais baixos para Portugal.

A diferença mais evidente será na Petroprix, que vai descer o preço por litro entre 10 e 15 cêntimos, comparando com a média em Portugal. A Plenoil descerá entre 8 e 10 cêntimos por litro.

Mas António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, acha que estas duas empresas não vão mexer muito com o mercado português porque “já temos uma grande diferenciação de preços”.

De facto, o mesmo jornal mostra que a diferença no preço da gasolina ultrapassa os 30 cêntimos por litro, se por exemplo compararmos dois postos no distrito Beja.

Amanhã, segunda-feira, o litro de gasolina deve descer 2,5 cêntimos. O preço do gasóleo deverá manter-se.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.