Comboios Espanha-Évora? CP não sabe de nada

1

Nelso Silva / Flickr

A operadora ferroviária espanhola Renfe anunciou um “novo serviço internacional transfronteiriço” a ligar “a Estremadura à localidade portuguesa de Évora”. No entanto, a CP só soube “através dos meios de comunicação social”.

A nova ligação é exposta em recente comunicado de imprensa da rede estatal espanhola e deverá ligar Plasencia a Évora, de acordo com o jornal espanhol eldiario.es, que cita fontes da Renfe.

Contactada pelo Público no dia 21, a Renfe afirmou não poder avançar “mais pormenores do que os referidos no comunicado de imprensa do passado dia 12”. Já a CP, questionada sobre se tinha tido conhecimento prévio e formal sobre esta intenção da sua congénere espanhola, respondeu que “[a empresa soube] dessa intenção através dos meios de comunicação social”.

Para discutir “assuntos relacionados com material circulante e outros temas”, os presidentes das duas empresas de comboios, Pedro Moreira (CP) e Raúl Blanco (Renfe) estiveram reunidos já depois do anúncio da nova linha, mas aparentemente esta não foi discutida.

A questão só se colocará, na prática, em 2025 quando for finalmente concluída a nova linha Évora – Elvas (que no Ferrovia 2020 já deveria estar terminada em 2019). A CP diz que “foi constituído um grupo de trabalho com o intuito de estudar e analisar essa questão em profundidade”. Esse grupo de trabalho “encontra-se em fase de avaliação das diferentes possibilidades”, segundo a CP. “Iremos comunicar assim que tivermos conclusões definitivas”, refere a empresa.

A CP planeia estender o seu serviço Intercidades de Lisboa-Évora até Elvas, enquanto a possibilidade de um serviço direto Lisboa-Madrid ainda é incerta. A Renfe já demonstrou interesse no mercado português e alegadamente pretende operar sozinha no eixo A Coruña – Santiago de Compostela – Vigo – Porto – Lisboa.

Para circular na rede ferroviária portuguesa, a Renfe iniciou os preparativos para obter um certificado de segurança. Paralelamente, formação em língua portuguesa está a ser fornecida aos maquinistas espanhóis, uma exigência para o serviço internacional.

ZAP //

1 Comment

  1. Portugal pequenino cuidado muito cuidado com o que se anda a governar…500 anos de história e parece que nada se aprendeu.
    Vamos ser pegados aos poucos pelos ispanicos???? O momento diz que na Europa quem não se sa e governar……tem de ser governado , será o comboio o início.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.