A circulação de comboios entre a estação de São Bento e Campanhã no Porto, esteve condicionada nesta quarta-feira, depois da queda de pedras no túnel entre as duas estações ferroviárias.
A queda de pedras atingiu um comboio que circulava entre as duas estações, mas não houve feridos.
Uma fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) confirmou à Rádio Renascença (RR) que o comboio e os passageiros foram retirados em segurança de dentro do túnel.
Uma equipa de peritos da IP está, agora, a apurar as causas da queda de pedras e os “potenciais estragos provocados pelo acidente”, como nota a RR.
Comboio terá sofrido “danos no pantógrafo”
O acidente terá causado “danos no pantógrafo da automotora“, segundo revela o perfil da rede social X Railways.pt que dá informações sobre os comboios nacionais.
Este perfil também dá conta de que a circulação de comboios teve de “efetuar-se em via única pela via descendente” devido ao acidente.
⚠️ Comboio 15403 retido à saída do túnel de Porto São Bento devido a danos no pantógrafo da automotora 3434. Circulação a efetuar-se em via única pela via descendente.
— Railways.pt (@RailwaysPT) September 11, 2024
O que é o pantógrafo?
O pantógrafo é um “equipamento dos comboios eléctricos que, quando em contacto com o fio da catenária, permite a captação de energia“, como se explica no glossário ferroviário.
De uma forma mais simples, este dispositivo que costuma ficar colocado no topo das automotoras “recolhe a corrente eléctrica do sistema de cabos, distribuindo-a aos motores do comboio”, refere-se ainda numa dissertação da licenciatura em Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Só isto? Queda de pedras? Portanto, elas resolveram ir passear e atiraram-se para cima de um comboio?