No combate às enxaquecas, efeito placebo também conta

Morguefile

-

Quando o assunto é dor, a expectativa de melhora criada pelas palavras do médico ao prescrever um medicamento pode ser tão importante para a eficácia do tratamento quanto os efeitos farmacológicos do remédio propriamente dito, segundo um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard.

A investigação avaliou a influência do efeito placebo – quando a crença na eficácia do medicamento (que pode ou não ser verdadeiro) potencia a cura – no tratamento de pessoas com enxaqueca e concluiu que uma pílula inofensiva pode ser tão eficiente quanto um medicamento a sério no alívio da dor de cabeça durante um ataque, dependendo da informação que é dada ao paciente no início sobre os efeitos do medicamento.

Pacientes que receberam mensagens positivas beneficiaram mais do tratamento do que aqueles que receberam mensagens neutras ou negativas, independentemente de estarem a tomar placebo ou medicação verdadeira.

“Fica claro que cada palavra no consultório conta”, disse Ted Kaptchuk, um dos investigadores que liderou o estudo no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston. Por exemplo, o facto de um médico salientar os possíveis efeitos colaterais de um medicamento já conta para diminuir a expectativa de melhoras do paciente e, provavelmente, reduzir o potencial do tratamento.

Publicado esta quinta-feira (9) na revista “Science Translational Medicine”, o estudo apresenta “a medição mais precisa do efeito placebo feita até hoje”, segundo ele.

Vários estudos já demonstraram que o efeito placebo pode trazer benefícios clínicos reais para os pacientes. Contudo, segundo Kaptchuk, nenhum até agora tinha conseguido medir a dimensão desse efeito, separando-o dos efeitos farmacológicos diretos da medicação.

Ao sofrer um ataque de enxaqueca, os pacientes tinham de tomar uma pílula que poderia estar identificada de três formas: “placebo” (mensagem negativa, já que pensavam que não fazia efeito); “placebo ou remédio” (mensagem neutra); ou “remédio” (mensagem positiva). Os rótulos, no entanto, podiam não corresponder à realidade; por exemplo, um paciente poderia estar a tomar o medicamento verdadeiro com rótulo “placebo” ou tomar um placebo com rótulo “remédio”.

Os cientistas calculam que 50% das melhoras observadas nos pacientes, em qualquer uma das condições, foi por causa do efeito placebo.

ZAP / MA / AE / ESP

PARTILHAR

RESPONDER

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …