Com desejos de privacidade? Este paradisíaco arquipélago indonésio está prestes a ser leiloado

Wikimedia

Ilha da Widi Reserve

Não há preço inicial de licitação, mas pede-se aos licitantes que façam um depósito de 100.000 dólares para provar que estão comprometidos com a compra.

Um grupo de ilhas indonésias conhecido como Reserva de Widi está prestes a ser leiloado no que poderá ser uma das vendas imobiliárias mais impressionantes da história do território asiático. As mais de 100 ilhas no “Triângulo Coral” do leste da Indonésia estão espalhadas por 10.000 hectares, com aproximadamente o mesmo tamanho que Bora Bora.

A lei indonésia estabelece que os não indonésios não podem comprar oficialmente ilhas no país, pelo que a Reserva Widi está a contornar esta situação fazendo com que o eventual proprietário adquira participações na PT. Ilhas Leadership Indonesia (LII), uma sociedade holding. A partir daí, o proprietário será livre de desenvolver a ilha como entender.

Charlie Smith, vice-presidente executivo da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) na Sotheby’s Concierge Auctions, espera que as licitações para este arquipélago sejam significativas. “Cada bilionário pode possuir uma ilha privada, mas apenas um pode possuir esta oportunidade exclusiva espalhada por mais de 100 ilhas”, disse num comunicado de imprensa citado pela CNN.

Independentemente do que acabe por acontecer à Reserva de Widi, ela contém algumas das mais belas paisagens da Indonésia, incluindo recifes de coral, mangues e cerca de 150 quilómetros de frente de praia. A Reserva só é acessível por avião privado, sendo o Aeroporto Internacional Gusti Ngurah Rai, em Bali, o mais próximo (a 2,5 horas de voo).

O leilão tem início a 8 de dezembro e durará até dia 14. Não há preço de reserva, mas pede-se aos licitantes que façam um depósito de 100.000 dólares para provar que estão comprometidos com a compra.

As vendas em ilhas privadas aumentaram durante os últimos anos. São uma opção popular para indivíduos ultra-ricos que vão atrás de privacidade e distanciamento. Algumas ilhas, no entanto, são enganosamente baratas.

Como Stacy Fischer Rosenthal, presidente da empresa de viagens Fischer Travel Enterprises, explicou, é o custo de manutenção e infraestruturas que realmente torna o valor de uma ilha mais elevado. Muitas ilhas não têm estruturas existentes, e alguns proprietários não só têm de construir casas como também de instalar canalizações, eletricidade e outras infraestruturas se quiserem viver lá.

Acrescente-se a isso o custo do transporte, o custo de entrada e saída de comida e pessoal, e possuir uma ilha pode tornar-se muito caro muito rapidamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.