Investigadores de Coimbra vão desenvolver novo penso para feridas crónicas

Dois investigadores da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vão desenvolver um novo penso para tratar feridas crónicas, sobretudo nas pessoas idosas e acamadas, foi anunciado esta terça-feira.

O projeto “HIDGUP – Hidrocolóide de Galactomanana: Nova abordagem no tratamento de úlceras de pressão” foi distinguido com bolsa de inovação e empreendedorismo StartUp Voucher, atribuído pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), refere um comunicado da instituição de ensino.

O projeto tem como objetivo desenvolver um novo penso, “mais económico e eficaz, para o tratamento de feridas crónicas, como as úlceras de pressão”, sobretudo para a população idosa e acamada.



Em alternativa aos pensos já existentes no mercado, os investigadores Carolina Melo e Rúben Nunes propõem uma nova gama de pensos hidrocolóides, constituídos por “polissacarídeos extraídos da planta ‘Adenanthera pavonina'”.

Os especialistas consideram que este novo produto “pode afirmar-se como uma alternativa viável e eficaz, para a resolução de um problema de saúde pública com grande impacto financeiro e social”, salienta o comunicado da ESTeSC-IPC.

“Predominantes sobretudo na população idosa e acamada, as úlceras de pressão são provocadas pela diminuição de circulação sanguínea e habitualmente tratadas com recurso a pensos que promovem a regeneração de tecidos e aceleram o processo de cicatrização”, explica a nota.

A ESTeSC-IPC realça que o tipo de materiais utilizado “é ainda dispendioso” e estima que o tratamento de feridas crónicas tenha um impacto financeiro de quatro a seis mil milhões de euros por ano nos sistemas de saúde europeus.

Durante os próximos meses, os investigadores Carolina Melo e Rúben Nunes, licenciados em ciências biomédicas laboratoriais, vão receber até 12 meses de financiamento da bolsa inovação e empreendedorismo StartUp Voucher, atribuída pelo IAPMEI.

Os primeiros ensaios microbiológicos vão ser realizados nos laboratórios da ESTeSC, prevendo-se que o primeiro protótipo do novo penso seja apresentado no início de 2021.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha propõe "solução revolucionária" para baixar preço da luz (e pode beneficiar Portugal)

"Tempos excepcionais exigem medidas excepcionais". É desta forma que Espanha vai propor à Comissão Europeia, na reunião extraordinária desta terça-feira, uma "solução revolucionária" para acabar com a escalada de preços na energia. E os portugueses …

Só há um país a cumprir as metas do Acordo de Paris

A poucos dias da cimeira do clima de Glasgow, onde é esperado que os países anunciem cortes nas emissões de gases com efeito de estufa, apenas um, a Gâmbia, cumpre o acordo de Paris sobre …

Há investidores interessados em entrar no FC Porto. Venda só deve avançar na próxima época

O FC Porto está "a considerar a venda" de uma parte "minoritária" da SAD a investidores estrangeiros que estão interessados em comprar. A SAD portista desmente a venda imediata, mas admite que o negócio pode …

Filipa Roseta pede suspensão do mandato de deputada por 180 dias

Filipa Roseta, deputada do PSD, pediu a suspensão do mandato na Assembleia da República por 180 dias. Depois de ter tomado posse como vereadora na Câmara Municipal de Lisboa, a deputada pediu a suspensão temporária …

Há destino para Solskjaer

Quando for despedido do Manchester United, Ole Gunnar Solskjær será seleccionador da Noruega (após uma pausa). A continuidade de Ole Gunnar Solskjær no Manchester United não está garantida. Há algum tempo que a capacidade do norueguês …

Há três anos que chove nos corredores da urgência do hospital de Setúbal

Há três anos que chove nos corredores da urgência do hospital de Setúbal. Sindicalistas alertam para a situação precária vivida pelos profissionais de saúde sadinos. O "estado de calamidade" em vários hospitais pelo país inteiro não …

O dono do Boavista, Gerárd Lopez.

Dono do Boavista investiu 15 milhões e desabafa: "podiam chegar aqui 11 Messis..."

Gerárd Lopez, dono do Boavista, diz que investiu 15 milhões de euros no clube e explica os maus resultados da equipa na época passada, em que por pouco não desceu de divisão. O Boavista estará a …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Os dados estão lançados e o calendário traçado. Eis os próximos passos da crise política até às (possíveis) eleições antecipadas

De acordo com as declarações recentes do Presidente da República e da própria lei eleitoral para a Assembleia da República, e caso se confirme a dissolução do Parlamento, o país deve ir a votos logo …

Dyego Souza, lembra-se? Um hat-trick após mais de 2 anos em branco

Internacional português foi fundamental na vitória do Almería. Não marcava qualquer golo desde Setembro de 2019, incluindo a sua passagem pelo Benfica. Dyego Sousa, 32 anos, avançado brasileiro que chegou a Portugal ainda adolescente, voltou aos …

Na Roménia, quem não foi vacinado é sujeito a recolher obrigatório durante a noite

A Roménia proibiu as pessoas que não foram ainda vacinadas contra a covid-19 de saírem de casa entre as 22h e as cinco da manhã. Durante este horário, os habitantes que não apresentarem um certificado de …