Coca-Cola vai lançar a primeira garrafa feita de plástico 100% reciclado

A Coca-Cola vai começar a vender os seus refrigerantes em garrafas feitas de material plástico 100% reciclado. A garantia foi feita pela empresa e tem o objetivo de combater o desperdício de plástico e reduzir as emissões de carbono.

A nova garrafa vai ser lançada este mês, terá cerca de 39 ml de refrigerante e será vendida por cerca de 1,59 dólares. Vai ser produzida para a Coca-Cola normal, Coca-Cola Diet e Coca-Cola Zero Açúcar e Sabores, mas para já só estará disponível nos EUA, mais concretamente nos estados da Flórida e Califórnia.

Com a novidade, a Coca-Cola espera alcançar consumidores mais jovens – com menos de 25 anos – que estão cada vez mais preocupados com o ambiente e procuram embalagens sustentáveis nos produtos que compram. ​​



“Temos ouvido os consumidores e estes têm dito que querem algo mais fácil de consumir”, disse Alpa Sutaria, diretora geral de sustentabilidade da Coca-Cola, à CNN. “Aproveitamos para fazer uma garrafa com plástico 100% reciclável”, explicou, justificando a decisão da empresa.

Com sede em Atlanta, na Geórgia, a empresa revelou que as novas garrafas recicladas poderiam ajudar a reduzir o uso de plástico em mais de 20% na América do Norte, comparativamente com os dados registados em 2018.

“É uma oportunidade única de fazer a diferença na crise global do plástico”, afirmou Alpa Sutaria.

A responsável frisa que desenvolver a nova embalagem foi um “trabalho de amor e grande inovação” para a Coca-Cola. O plástico reciclado é limpo, triturado e transformado em flocos semelhantes a grãos antes de ser transformado numa nova garrafa.

Nos últimos anos, a Coca-Cola tem sido duramente criticada por contribuir ativamente para o lixo plástico. No ano passado, a empresa foi nomeada como sendo o maior poluidor de plástico do mundo pela empresa ambiental Break Free From Plastic. Os seus logótipos e marcas foram encontrados em 13.834 peças de plástico em 51 países, muitas vezes descartados em espaços públicos como parques e praias.

Desta forma, em 2018, a Coca-Cola anunciou a iniciativa “Mundo sem Resíduos” com o objetivo de, até 2030, recolher e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma que vendesse. Segundo Sutaria, a nova garrafa é um “grande passo nessa direção”.

A multinacional não é o única empresa com o objetivo de reduzir a poluição. A Nestlé também anunciou no ano passado que está a gastar cerca de 2 mil milhões de dólares em iniciativas semelhantes.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …