/

Governo avisa bancos: cobrar taxas no Multibanco é ilegal e isso não vai mudar

5

José Sena Goulão / Lusa

Os banqueiros consideram “injusto” não poderem cobrar taxas na rede de Multibanco, mas o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor garante que a lei não vai mudar.

Esta sexta-feira, o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor veio a público deixar claro que a cobrança de taxas em transações na rede Multibanco é ilegal e vai continuar a ser. À TSF,

João Torres garantiu que a lei não vai ser mudada nos próximos tempos e que os bancos não estão autorizados a fazer cobranças por transferências, levantamentos, pagamentos ou outros serviços providenciados pela rede Multibanco.

Vinai Prangivan, economista da DECO, considera que deve ser a Europa a replicar o exemplo português na utilização gratuita do multibanco. “Portugal deve usar isto como uma bandeira de uma boa prática na defesa dos interesses do consumidor e na promoção da concorrência e transparência para que nos outros países se pense fazer o mesmo.”

Em relação ao MB Way, João Torres explicou que não há qualquer proibição, pedindo, contudo, às entidades bancárias “transparência em relação às comissões cobradas” e “proporcionalidade face aos serviços cobrados”.

Em relação ao MB Way, o economista Prangivan defende que é “absurda” a cobrança de taxas.

ZAP //

5 Comments

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk governo avisa?!!!! Afinal quem manda neste país da Alice das Maravilhas, não são os bancos….?!!! “Eles comem tudo eles comem tudo E NÃO DEIXAM NADA”, do Zeca Afonso, dedico aos bancos e porque não ao governo?!!!!!!!!!! àhh Zeca, mal tu sabias que a tua “letra”, está cada vez mais actualizada…. com estas democracias cleptocraciosas!!!

    • Deves ter uma vidinha tão deprimente… até me dá dó esse discurso! lolololol
      Pra já é uma lei que impede… e contra isso, enquanto for lei os bancos não podem nada!

  2. Existem países da europa onde nao se paga taxa nenhuma por levantamentos ou outras taxas ou comissoes… so nos comparam com espanha porque lhes convem ….a continuar assim o revolut e n26 vao começar a ganhar terreno …

  3. Chapelada ao governo.
    Veremos se os bancos, com o melhor naipe de advogados do país, não vai dar a volta ao texto, e inaugurar uma “nova renda excessiva” como fez a EDP.

    E para quando alguém… (provedor, DECO, BP… ) que acautele o lado dos clientes bancários, e lembre aos Bancos que estão a pagar taxas de juros nos depósitos a prazo ( 0,04% !!! ), completamente desfasadas das taxas que aplicam ao crédito, e das taxas que funcionam nos mercados externos.

    Depois dos últimos episódios com as instituições bancárias, os portugueses passaram a olhar estas instituições como autênticos mafiosos e criminosos. Ainda por cima IMPUNES, como António Oliveira e Ricardo Salgado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.