Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

4

Miguel A. Lopes / Lusa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo.

Provavelmente já não se lembra da última vez que Seba Coates fez soar o apito, sem ser pelos golos que tem marcado. É que o central do Sporting não faz qualquer falta há mais de um mês.

O uruguaio, cujos desempenhos em fevereiro lhe valeram a eleição de Jogador do Mês, não cometeu qualquer infração nesse período, o que torna a excelência das suas exibições ainda mais relevante. Aliás, o defesa parece querer prolongar essa fase de ‘bom comportamento’ e na primeira ronda após essa eleição, no ‘clássico’ do Dragão com o FC Porto, também não fez qualquer falta.

São já seis jogos consecutivos sem que os árbitros apitem por qualquer ação de Coates à margem das leis, dois deles frente ao Benfica (16.ª jornada) e ao Porto (21.ª).

Em Portugal, o ‘leão’ não é o único defesa sem faltas cometidas nestas seis últimas jornadas – precisamente entre as 16.ª e a 21.ª. O que torna relevante é o facto de Sebastián ser totalista nesta fase. Ao todo foram 540 minutos, mais coisa menos coisa (há os descontos de tempo), em que o jogador do emblema leonino foi utilizado nestas rondas, ou seja, a totalidade.

O último jogo em que Coates cometeu uma falta – e foi mesmo só uma – foi à 15.ª jornada, em casa do Boavista.

Olhando apenas para defesas da Liga portuguesa, Ricardo Alves, central do Tondela, é o segundo da lista com mais minutos nestas seis rondas e sem infrações. Contudo, completou somente 202 minutos distribuídos por quatro encontros.

Segue-se Joel Pereira, lateral-direito do Gil Vicente, com 190 minutos em quatro jogos, o também ‘leão’ Luís Neto, com 135 minutos em dois desafios, com o Top 5 a fechar com João Afonso, do Santa Clara, a acumular 99 minutos em quatro compromissos.

Goalpoint

As 20 faltas cometidas por Coates em 21 jornadas.

O Sporting é, em toda a Liga NOS, a sétima equipa que menos faltas comete, acumulando à 21.ª jornada 334 infrações. O Rio Ave, com 279, é a formação mais ‘disciplinada’, enquanto o Portimonense é a mais faltosa, com 388.

Em jeito de curiosidade, o Benfica é a sexta equipa com menos (331), o Braga a décima (339) e o Porto a 11.ª (341).

Feito sem paralelo na Europa

Se olharmos lá para fora, o feito de Seba ganha uma relevância continental. O ‘leão’ é mesmo o único central das principais Ligas (Premier League, Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1), mais Liga NOS, com um mínimo de 500 minutos disputados entre 30 de janeiro e 1 de março, que não cometeu qualquer infração.

Raphaël Varane (540 minutos), do Real Madrid, James Tarkowski (630 minutos), do Burnley, e Conor Coady (540 minutos), do Wolverhampton, são os que apresentam melhor registo logo após Coates.

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.