Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Miguel A. Lopes / Lusa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo.

Provavelmente já não se lembra da última vez que Seba Coates fez soar o apito, sem ser pelos golos que tem marcado. É que o central do Sporting não faz qualquer falta há mais de um mês.

O uruguaio, cujos desempenhos em fevereiro lhe valeram a eleição de Jogador do Mês, não cometeu qualquer infração nesse período, o que torna a excelência das suas exibições ainda mais relevante. Aliás, o defesa parece querer prolongar essa fase de ‘bom comportamento’ e na primeira ronda após essa eleição, no ‘clássico’ do Dragão com o FC Porto, também não fez qualquer falta.

São já seis jogos consecutivos sem que os árbitros apitem por qualquer ação de Coates à margem das leis, dois deles frente ao Benfica (16.ª jornada) e ao Porto (21.ª).

Em Portugal, o ‘leão’ não é o único defesa sem faltas cometidas nestas seis últimas jornadas – precisamente entre as 16.ª e a 21.ª. O que torna relevante é o facto de Sebastián ser totalista nesta fase. Ao todo foram 540 minutos, mais coisa menos coisa (há os descontos de tempo), em que o jogador do emblema leonino foi utilizado nestas rondas, ou seja, a totalidade.

O último jogo em que Coates cometeu uma falta – e foi mesmo só uma – foi à 15.ª jornada, em casa do Boavista.

Olhando apenas para defesas da Liga portuguesa, Ricardo Alves, central do Tondela, é o segundo da lista com mais minutos nestas seis rondas e sem infrações. Contudo, completou somente 202 minutos distribuídos por quatro encontros.

Segue-se Joel Pereira, lateral-direito do Gil Vicente, com 190 minutos em quatro jogos, o também ‘leão’ Luís Neto, com 135 minutos em dois desafios, com o Top 5 a fechar com João Afonso, do Santa Clara, a acumular 99 minutos em quatro compromissos.

Goalpoint

As 20 faltas cometidas por Coates em 21 jornadas.

O Sporting é, em toda a Liga NOS, a sétima equipa que menos faltas comete, acumulando à 21.ª jornada 334 infrações. O Rio Ave, com 279, é a formação mais ‘disciplinada’, enquanto o Portimonense é a mais faltosa, com 388.

Em jeito de curiosidade, o Benfica é a sexta equipa com menos (331), o Braga a décima (339) e o Porto a 11.ª (341).

Feito sem paralelo na Europa

Se olharmos lá para fora, o feito de Seba ganha uma relevância continental. O ‘leão’ é mesmo o único central das principais Ligas (Premier League, Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1), mais Liga NOS, com um mínimo de 500 minutos disputados entre 30 de janeiro e 1 de março, que não cometeu qualquer infração.

Raphaël Varane (540 minutos), do Real Madrid, James Tarkowski (630 minutos), do Burnley, e Conor Coady (540 minutos), do Wolverhampton, são os que apresentam melhor registo logo após Coates.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …