Correio da Manhã e CMTV avançam com queixa-crime contra Mário Ferreira

1

DouroAzul / Wikimedia

O empresário português Mário Ferreira, dono da Douro Azul.

A direção do Correio da Manhã e da CMTV mandatou os seus advogados para avançarem com uma queixa-crime contra o empresário Mário Ferreira.

O empresário Mário Ferreira, acionista da Media Capital com 30,22% do capital do grupo, entregou, na segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina, pelo ataque que considera lhe está a ser feito.

Esta quinta-feira, num editorial com o título “Atentado à dignidade”, a direção do Correio da Manhã e da CMTV informa que “mandatou os seus advogados para avançarem com queixa-crime por difamação contra o empresário e seus aliados, que o secundaram, por considerarmos esse ato um ataque à nossa dignidade profissional”.

Segundo a direção do CM e da CMTV, “a atitude destes empresários desclassifica-os como putativos candidatos a investidores na comunicação social”.

Sublinha que “a lei proíbe expressamente os proprietários e administradores de se envolverem nos critérios editoriais das redações” e que “as decisões editoriais cabem aos jornalistas e a responsabilidade última é do diretor”.

E essa “é uma linha vermelha que nunca foi pisada na Cofina, mas que pela atitude dos novos acionistas da Media Capital tememos que seja violada num grupo que gere um bem público concessionado (licença TVI), importantes rádios e sites de informação”, considera a direção do jornal e da televisão da Cofina, grupo que tem a decorrer uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Media Capital.

“É fundamental ter cultura democrática para gerir órgãos de comunicação social”, alertam os dois títulos.

“Sobre a mudança de poder em curso continuaremos a investigar o currículo, em alguns casos o cadastro, dos investidores, e tentar saber a origem do dinheiro. E continuaremos a escrutinar o papel das autoridades reguladoras no processo”, assevera.

“Sem medo, doa a quem doer, porque a liberdade de imprensa é um bem tão precioso como o ar que respiramos”, rematam o CM e a CMTV.

Na segunda-feira, Mário Ferreira referiu que, nos últimos meses, houve mais de 250 notícias nos órgãos de comunicação social do grupo Cofina sobre si. Se for tido em conta o universo Media Capital, são mais de mil notícias, diz o dono da Douro Azul.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.