“Clima desértico do Norte de África está a saltar para Portugal”. Especialista avisa para futuro “mais inóspito e violento”

“Os jovens de hoje vão ter um mundo mais complicado, com um clima mais inóspito e mais violento”. O alerta é do presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, que nota também que o “clima desértico” do Norte de África “está a saltar para o Sul da Europa”, nomeadamente para Portugal.

Em entrevista à Rádio Renascença, o especialista em alterações climáticas refere que “há uma coisa na circulação geral da atmosfera chamada a Célula de Hadley, cujo ramo descendente gera os desertos, gera o Saara, e esse ramo descendente está a avançar para Norte”. “O que acontece é que esse clima do Norte de África está a saltar para o Sul da Europa”, explica Filipe Duarte Santos.

E “uma das coisas mais preocupantes para Portugal” é “o avanço de um clima desértico que existe no Norte de África”, acrescenta o presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

“Se falarem com as pessoas do Algarve neste momento, sobretudo com a região Leste, a situação não é famosa em termos de escassez de água“, acrescenta, como sinal desse avanço do “clima desértico”, concluindo que “os jovens de hoje vão ter um mundo mais complicado, com um clima mais inóspito e mais violento“.

Numa altura em que se realiza a Conferência da ONU sobre o Clima, em Madrid, Filipe Duarte Santos vinca a importância de conseguirmos reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, notando que “quanto mais atrasarmos essa diminuição das emissões globais, maior será o aumento da temperatura”.

“A situação não tem estado a melhorar, porque as emissões de gases com efeito de estufa têm aumentado, em vez de diminuir, a uma média de 1,5% por ano nos últimos 10 anos”, refere.

“As pessoas podem pensar que um grau de aumento da temperatura média da atmosfera à superfície é pouco, mas tem consequências muito grandes, porque a energia necessária para conseguir esse aumento é gigantesca e isso tem consequências, sobretudo, na frequência e intensidade dos fenómenos extremos”, alerta.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, já avisou também que “estamos num buraco profundo e continuamos a cavar“.

Filipe Duarte Santos nota que “há metodologias” que podem reverter a actual tendência e ajudar a salvar o planeta, mas que “exigem um investimento muito considerável“. Esse esforço “não é só dos políticos e dos governantes”, já que todos devemos fazer “um pequeno sacrifício” para fazer “esta transição energética dos combustíveis fósseis para as energias renováveis”, constata o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …