Clientes denunciam práticas enganosas com contratos da EDP alterados sem consentimento

liquene / Flickr

-

Várias práticas enganosas estão ser levadas a cabo no processo de angariação de clientes no setor da energia, com 15 mil queixas de consumidores, apenas em 2014, feitas à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

As reclamações reportam condições contratuais, opções de tarifário, interrupção do fornecimento dos serviços, qualidade do serviço comercial, acesso à rede, entre outros.

O Público descreve casos de clientes que viram os seus contratos mudados sem o seu consentimento, através de práticas enganosas.

Uma cliente da EDP viu mesmo o seu contrato ser mudado da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial (mercado livre) sem o seu consentimento, depois de um colaborador da EDP lhe ter batido à porta e pedido para fotografar a fatura da cliente, com a desculpa de verificar se lhe estava a ser cobrada uma taxa indevida que já tinha sido extinta. Com os dados dessa fatura, o colaborador alterou o contrato sem o consentimento da cliente.

“Confirmamos a existência de um contrato, registado por um elemento de um prestador de serviços da EDP Comercial, sem o necessário consentimento da cliente o que lamentamos e repudiamos veemente”, disse ao Público fonte oficial da EDP.

Casos semelhantes foram praticados por vendedores da Endesa e da Goldenergy, de acordo com as informações da DECO ao Público.

Trata-se, muitas vezes, de trabalhadores subcontratados a empresas que lhes prestam serviços (e não colaboradores directos das empresas), que recebem muitas vezes comissão por cada contrato que conseguem fechar.

A associação de defesa do consumidor já publicou no seu site um alerta para a existência de vendedores a domicílio que utilizam o nome da DECO para verificar faturas de eletricidade ou vender contratos de energia.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A culpa é destas empresas que acham que podem sub-sub-contratar pessoas sem formação nem escrúpulos para angariar contratos de clientes. Quando pagam à comissão e não fazem a devida validação dos dados, abrem a porta a estas burlas e falsificações.

  2. Eu já cai na canção do vigário com estes senhores que batem a porta.
    Edp nunca mais, tenho a Galp ON, pago metade do que pagava na EDP e estou muito satisfeito, excelente preço, excelente serviço, e escelente atendimento,

  3. Também mudei a semana passada para a Galp ON depois de quase dois meses a espera de um aumento de potencia .liguem para apoio ao cliente da EDP e vão ficar espantados com a incompetência que por la reina. Como esta a EDP de borla é caro

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …