Clientes denunciam práticas enganosas com contratos da EDP alterados sem consentimento

liquene / Flickr

-

Várias práticas enganosas estão ser levadas a cabo no processo de angariação de clientes no setor da energia, com 15 mil queixas de consumidores, apenas em 2014, feitas à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

As reclamações reportam condições contratuais, opções de tarifário, interrupção do fornecimento dos serviços, qualidade do serviço comercial, acesso à rede, entre outros.

O Público descreve casos de clientes que viram os seus contratos mudados sem o seu consentimento, através de práticas enganosas.

Uma cliente da EDP viu mesmo o seu contrato ser mudado da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial (mercado livre) sem o seu consentimento, depois de um colaborador da EDP lhe ter batido à porta e pedido para fotografar a fatura da cliente, com a desculpa de verificar se lhe estava a ser cobrada uma taxa indevida que já tinha sido extinta. Com os dados dessa fatura, o colaborador alterou o contrato sem o consentimento da cliente.

“Confirmamos a existência de um contrato, registado por um elemento de um prestador de serviços da EDP Comercial, sem o necessário consentimento da cliente o que lamentamos e repudiamos veemente”, disse ao Público fonte oficial da EDP.

Casos semelhantes foram praticados por vendedores da Endesa e da Goldenergy, de acordo com as informações da DECO ao Público.

Trata-se, muitas vezes, de trabalhadores subcontratados a empresas que lhes prestam serviços (e não colaboradores directos das empresas), que recebem muitas vezes comissão por cada contrato que conseguem fechar.

A associação de defesa do consumidor já publicou no seu site um alerta para a existência de vendedores a domicílio que utilizam o nome da DECO para verificar faturas de eletricidade ou vender contratos de energia.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A culpa é destas empresas que acham que podem sub-sub-contratar pessoas sem formação nem escrúpulos para angariar contratos de clientes. Quando pagam à comissão e não fazem a devida validação dos dados, abrem a porta a estas burlas e falsificações.

  2. Eu já cai na canção do vigário com estes senhores que batem a porta.
    Edp nunca mais, tenho a Galp ON, pago metade do que pagava na EDP e estou muito satisfeito, excelente preço, excelente serviço, e escelente atendimento,

  3. Também mudei a semana passada para a Galp ON depois de quase dois meses a espera de um aumento de potencia .liguem para apoio ao cliente da EDP e vão ficar espantados com a incompetência que por la reina. Como esta a EDP de borla é caro

RESPONDER

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …