liquene / Flickr

Várias práticas enganosas estão ser levadas a cabo no processo de angariação de clientes no setor da energia, com 15 mil queixas de consumidores, apenas em 2014, feitas à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
As reclamações reportam condições contratuais, opções de tarifário, interrupção do fornecimento dos serviços, qualidade do serviço comercial, acesso à rede, entre outros.
O Público descreve casos de clientes que viram os seus contratos mudados sem o seu consentimento, através de práticas enganosas.
Uma cliente da EDP viu mesmo o seu contrato ser mudado da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial (mercado livre) sem o seu consentimento, depois de um colaborador da EDP lhe ter batido à porta e pedido para fotografar a fatura da cliente, com a desculpa de verificar se lhe estava a ser cobrada uma taxa indevida que já tinha sido extinta. Com os dados dessa fatura, o colaborador alterou o contrato sem o consentimento da cliente.
“Confirmamos a existência de um contrato, registado por um elemento de um prestador de serviços da EDP Comercial, sem o necessário consentimento da cliente o que lamentamos e repudiamos veemente”, disse ao Público fonte oficial da EDP.
Casos semelhantes foram praticados por vendedores da Endesa e da Goldenergy, de acordo com as informações da DECO ao Público.
Trata-se, muitas vezes, de trabalhadores subcontratados a empresas que lhes prestam serviços (e não colaboradores directos das empresas), que recebem muitas vezes comissão por cada contrato que conseguem fechar.
A associação de defesa do consumidor já publicou no seu site um alerta para a existência de vendedores a domicílio que utilizam o nome da DECO para verificar faturas de eletricidade ou vender contratos de energia.
ZAP
A culpa é destas empresas que acham que podem sub-sub-contratar pessoas sem formação nem escrúpulos para angariar contratos de clientes. Quando pagam à comissão e não fazem a devida validação dos dados, abrem a porta a estas burlas e falsificações.
País de trafulhas.
Eu já cai na canção do vigário com estes senhores que batem a porta.
Edp nunca mais, tenho a Galp ON, pago metade do que pagava na EDP e estou muito satisfeito, excelente preço, excelente serviço, e escelente atendimento,
Também mudei a semana passada para a Galp ON depois de quase dois meses a espera de um aumento de potencia .liguem para apoio ao cliente da EDP e vão ficar espantados com a incompetência que por la reina. Como esta a EDP de borla é caro