Clientes denunciam práticas enganosas com contratos da EDP alterados sem consentimento

liquene / Flickr

-

Várias práticas enganosas estão ser levadas a cabo no processo de angariação de clientes no setor da energia, com 15 mil queixas de consumidores, apenas em 2014, feitas à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

As reclamações reportam condições contratuais, opções de tarifário, interrupção do fornecimento dos serviços, qualidade do serviço comercial, acesso à rede, entre outros.

O Público descreve casos de clientes que viram os seus contratos mudados sem o seu consentimento, através de práticas enganosas.

Uma cliente da EDP viu mesmo o seu contrato ser mudado da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial (mercado livre) sem o seu consentimento, depois de um colaborador da EDP lhe ter batido à porta e pedido para fotografar a fatura da cliente, com a desculpa de verificar se lhe estava a ser cobrada uma taxa indevida que já tinha sido extinta. Com os dados dessa fatura, o colaborador alterou o contrato sem o consentimento da cliente.

“Confirmamos a existência de um contrato, registado por um elemento de um prestador de serviços da EDP Comercial, sem o necessário consentimento da cliente o que lamentamos e repudiamos veemente”, disse ao Público fonte oficial da EDP.

Casos semelhantes foram praticados por vendedores da Endesa e da Goldenergy, de acordo com as informações da DECO ao Público.

Trata-se, muitas vezes, de trabalhadores subcontratados a empresas que lhes prestam serviços (e não colaboradores directos das empresas), que recebem muitas vezes comissão por cada contrato que conseguem fechar.

A associação de defesa do consumidor já publicou no seu site um alerta para a existência de vendedores a domicílio que utilizam o nome da DECO para verificar faturas de eletricidade ou vender contratos de energia.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A culpa é destas empresas que acham que podem sub-sub-contratar pessoas sem formação nem escrúpulos para angariar contratos de clientes. Quando pagam à comissão e não fazem a devida validação dos dados, abrem a porta a estas burlas e falsificações.

  2. Eu já cai na canção do vigário com estes senhores que batem a porta.
    Edp nunca mais, tenho a Galp ON, pago metade do que pagava na EDP e estou muito satisfeito, excelente preço, excelente serviço, e escelente atendimento,

  3. Também mudei a semana passada para a Galp ON depois de quase dois meses a espera de um aumento de potencia .liguem para apoio ao cliente da EDP e vão ficar espantados com a incompetência que por la reina. Como esta a EDP de borla é caro

RESPONDER

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …

Eventos climáticos extremos podem levar os EUA a uma crise económica, revela estudo

Um relatório recentemente divulgado revela que os eventos climáticos extremos podem levar os Estados Unidos (EUA) a uma crise económica sem precedentes, com uma maior incidência no mercado da energia. "Se o mercado não fizer um …