Cirurgia a laser transforma olhos castanhos em azuis em 20 segundos

Apenas 17% da população mundial tem olhos azuis. E a única forma da restante população conseguir a mesma cor de olhos é por via de lentes de contacto ou implantes artificiais de íris. Mas isso pode mudar em breve, com uma nova cirurgia inovadora.

Este procedimento foi desenvolvido pela empresa Stroma Medical e funciona eliminando a melanina – o pigmento que dá cor ao cabelo e à pele – da superfície da íris, o que permite que a luz entre e bata no estroma, a camada de fibras de colagéneo mais expressa da córnea.

Não há qualquer pigmentação azul naquela zona, mas a falta de pigmentos faz com que a luz atinja pequenas moléculas e depois se espalhe, causando uma ilusão semelhante à que acontece na atmosfera da Terra.

Isto significa que todas as pessoas com olhos castanhos têm olhos azuis por baixo da camada de melanina. O tratamento quebra a camada frágil de pigmento na íris, e o corpo passa a remover as proteínas naturalmente.

Mas enquanto o procedimento cirúrgico demora apenas 20 segundos, os olhos só mudam de cor semanas depois. O laser atinge apenas a íris e fica longe dos nervos responsáveis pela visão.

Porém, os médicos não parecem muito satisfeitos com esta novidade. É que existe a possibilidade de que o pigmento entupa os canais de drenagem da córnea, o que poderia aumentar a pressão ocular. Isto poderia causar glaucoma, doença que pode levar à cegueira.

(dr) Cinemagraph

Próximos passos

A Stroma Medical foi criada em 2009 e em 2015, anunciou que naquele ano começaria as primeiras cirurgias pagas. Mas o anúncio não se concretizou, e ainda não se fazem estas cirurgias em nenhum país do mundo. Não há previsão de quando é que a sua prática deve começar.

Para já, 37 voluntários de Costa Rica e México passaram pelo procedimento que, de acordo com a empresa, teve resultados naturais e sem efeitos colaterais para os pacientes.

Todavia, ainda não foram divulgadas imagens dos resultados obtidos, já que, segundo a Stroma Medical, os estudos devem ser encerrados antes da divulgação das imagens.

“O nosso primeiro local de pesquisa não permite que publiquemos nenhuma imagem dos pacientes”, explica um porta-voz da empresa na página do Facebook. “Outro motivo é que, por enquanto, só tratamos a íris de forma parcial, e divulgar imagens de tratamentos parciais não seria justo para com o nosso procedimento”, acrescenta a mesma fonte.

“No estudo actual, estamos a tratar as nossas primeiras íris completas. Quando este estudo estiver completo, vamos publicar as primeiras imagens dos pacientes”, assegura, ainda, o referido porta-voz.

O site oficial da corporação está fora do ar desde meados de 2017, com promessas de novidades em breve.

Nesta fase, apenas voluntários que vivem na região próxima do local onde se realizam as experiências podem participar nos testes.

Após as devidas autorizações do procedimento, os primeiros países de implantação devem ser na Europa, logo seguida pela América do Sul. Já os EUA só devem entrar para esta lista “pelo menos três anos depois do início na Europa”, salienta a Stroma Medical, notando as dificuldades habituais apresentadas pela FDA.

PARTILHAR

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …