Há círculos fantasmagóricos nunca antes vistos no céu (e os astrónomos não sabem o que são)

Bärbel Koribalski

Em setembro de 2019, uma equipa de investigadores fez uma apresentação sobre objetos interessantes encontrados em novos dados radioastronómicos. Esses objeto tinham formas muito estranhas que não cabiam facilmente em nenhum tipo de conceito conhecido.

A investigadora Anna Kapinska encontrou um mistrioso círculo fantasmagórico de emissão de rádio, pairando no Espaço como um anel de fumo cósmico. Poucos dias depois, o colega Emil Lenc encontrou um segundo.

Kapinska e Lenc estavam a analisar as novas imagens das observações-piloto para o projeto Mapa Evolucionário do Universo (EMU), feito com o novo telescópio revolucionário Australian Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP) da CSIRO.

O ASKAP consegue analisar grandes áreas do céu muito rapidamente, sondando a uma profundidade anteriormente alcançada apenas em pequenas áreas do céu, e sendo especialmente sensível a objetos difusos.

A equipa de Kapinska e Lenc, liderada por Ray Norris, analisou o resto dos dados a olho nu e encontrou mais algumas das bolhas misteriosas. Os invetsigadores chamaram-lhes ORCs, que significa “círculos de rádio estranhos”.

Inicialmente, os cientistas suspeitaram que fosse artefacto de imagem gerado por um erro de software. Porém, confirmaram que os círculos são, de facto, reais usando outros radiotelescópios.

Os astrónomos ainda não sabem quão grandes ou distantes este sobjetos estranhos são. Podem ser objetos na Via Láctea, com alguns anos-luz de diâmetro, ou podem estar distantes no Universo e com milhões de anos-luz de diâmetro.

Quando olharam para as imagens tiradas com telescópios óticos na posição de ORCs, os cientistas não viram nada. Segundo eles, os anéis de emissão de rádio são provavelmente causados por nuvens de eletrões, mas por que não se vê nada em comprimentos de onda de luz visíveis?

O que é que estes círculos não são?

A equipa de investigadores não sabe o que são estes objetos – mas sabe o que não são.

Poderiam ser remanescentes de supernovas, as nuvens de detritos deixados para trás quando uma estrela na nossa galáxia explode? Segundo os astrónomos, não. Estão longe da maioria das estrelas da Via Láctea e são muitos.

Poderiam ser os anéis de emissão de rádio às vezes vistos em galáxias a passar por intensas explosões de formação de estrelas? Novamente, não uma vez que os cientistas não veem nenhuma galáxia subjacente que hospedaria a formação estelar.

Poderiam ser os lóbulos gigantes de emissão de rádio que vemos em galáxias de rádio, causados por jatos de eletrões esguichando dos arredores de um buraco negro supermassivo? Provavelmente não, porque os ORCs são distintamente circulares, ao contrário das nuvens emaranhadas em galáxias de rádio.

Poderiam ser anéis de Einstein nos quais ondas de rádio de uma galáxia distante estão a ser dobradas num círculo pelo campo gravitacional de um aglomerado de galáxias? Não, dizem os cientistas. Os ORCs são muito simétricos e não existe um grupo no seu centro.

Para já, é um verdadeiro mistério

Os investigadores estimam que haja cerca de 1.000 ORCs no céu. Estas enigmáticas bolhas não se assemelham a nada que a Ciência conheça.

Por isso, é necessário explorar coisas que podem existir, mas ainda não foram observadas, como uma vasta onda de choque de alguma explosão numa galáxia distante. Essas explosões podem ter algo a ver com rajadas rápidas de rádio ou com as colisões de estrelas de neutrões e buracos negros que geram ondas gravitacionais.

Dois cientistas russos sugeriram que ORCs podem ser as “gargantas” de wormholes no espaço-tempo.

Este estudo vai ser publicado em breve na revista científica Publications of the Astronomical Society of Australia, mas está disponível desde 30 de novembro na plataforma de pré-publicação ArXiv.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Descodificar universo ‘e um bico dobra, todo conhecimento aplicado, toda ciencia nao chega porque falta uma outras metodologias, talvez uma nova ciencia…desafios para novas geracoes descobrirem….Universo ‘e belo mas ‘e inantangivel…sera que quebraremos a essa barreira como humanidade…seremos capazes de viajar pelo universo??? desafios apareceram em cada viagem…eu presumo que teremos de enviar robos primeiro….muitos fisicos ja afirmaram que espaco nao ‘e todo igual ou seja sao constituidos de difrentes materiais…

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …