CIP muda estatutos e António Saraiva recandidata-se ao quarto mandato

Pedro Nunes / Lusa

António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

Uma alteração aos estatutos que será apreciada numa assembleia geral agendada para o dia 11 de novembro poderá vir a permitir que António Saraiva, atual presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, se recandidate ao cargo. Será o quarto e último mandato.

Os 35 participantes na reunião do Conselho Geral (CG) da CIP apelaram a uma recandidatura do presidente da direção. António Saraiva respondeu ao apelo manifestando-se disponível para mais um mandato, de acordo com o semanário Expresso.

O CG votou uma proposta de revisão estatutária para viabilizar um quarto mandato de três anos de António Saraiva. Os atuais estatutos admitem apenas duas reeleições, ou seja três mandatos consecutivos, para os elementos da assembleia geral, conselho fiscal e do presidente do conselho geral. As mudança precisam de uma maioria favorável na AG de três quartos dos participantes.

A alteração estatutária não vai mexer na limitação dos mandatos, mas a direção deixa de emanar do CG e fica com vida própria, sendo eleita diretamente pelos associados. No novo figurino, os elementos da direção só podem fazer dois mandatos seguidos.

A revisão dos estatutos que a AG de novembro, presidida por Salvador de Mello, votará, incluiu ainda uma outra alteração para conferir uma maior operacionalidade à confederação e permitir a adesão de grandes empresas.

O empresário preside à direção (17 elementos) e à comissão executiva, sendo nesta acompanhado pelos vice-presidentes João Almeida Lopes (Apifarma), Armindo Monteiro (Associação das empresas tecnológicas), José Eduardo Carvalho (AI Portuguesa), Rafael Campos Pereira (Associação dos metalúrgicos), Carlos Cardoso (Associação do setor elétrico) e Jorge Henriques (Federação das indústrias agro-alimentares).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …