CIP muda estatutos e António Saraiva recandidata-se ao quarto mandato

1

Pedro Nunes / Lusa

António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

Uma alteração aos estatutos que será apreciada numa assembleia geral agendada para o dia 11 de novembro poderá vir a permitir que António Saraiva, atual presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, se recandidate ao cargo. Será o quarto e último mandato.

Os 35 participantes na reunião do Conselho Geral (CG) da CIP apelaram a uma recandidatura do presidente da direção. António Saraiva respondeu ao apelo manifestando-se disponível para mais um mandato, de acordo com o semanário Expresso.

O CG votou uma proposta de revisão estatutária para viabilizar um quarto mandato de três anos de António Saraiva. Os atuais estatutos admitem apenas duas reeleições, ou seja três mandatos consecutivos, para os elementos da assembleia geral, conselho fiscal e do presidente do conselho geral. As mudança precisam de uma maioria favorável na AG de três quartos dos participantes.

A alteração estatutária não vai mexer na limitação dos mandatos, mas a direção deixa de emanar do CG e fica com vida própria, sendo eleita diretamente pelos associados. No novo figurino, os elementos da direção só podem fazer dois mandatos seguidos.

A revisão dos estatutos que a AG de novembro, presidida por Salvador de Mello, votará, incluiu ainda uma outra alteração para conferir uma maior operacionalidade à confederação e permitir a adesão de grandes empresas.

O empresário preside à direção (17 elementos) e à comissão executiva, sendo nesta acompanhado pelos vice-presidentes João Almeida Lopes (Apifarma), Armindo Monteiro (Associação das empresas tecnológicas), José Eduardo Carvalho (AI Portuguesa), Rafael Campos Pereira (Associação dos metalúrgicos), Carlos Cardoso (Associação do setor elétrico) e Jorge Henriques (Federação das indústrias agro-alimentares).

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.