CineEco. Fotógrafo e ativista Timothy Bouldry vem a Seia contar as suas histórias

O fotógrafo norte-americano Timothy Bouldry viaja pelo mundo a fotografar as lixeiras e a ‘colecionar’ histórias verdadeiramente marcantes sobre os recolectores de lixo e de ‘tesouros’ que outros escolhem deitar fora. Este ano, vem a Seia contar as suas histórias na festa do Cinema Ambiental CineEco.

A mesma cidade que há 25 anos acolhe o único Festival de Cinema Ambiental em Portugal organiza, este ano, o II Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, FIFCA.

A conferência acontece dia 12 de outubro, sábado, às 09h30, no mesmo dia em que  arranca também oficialmente a grande festa do Cinema Ambiental, o CineEco, na Casa da Cultura de Seia às 21h30.

As atenções centram-se todas, ao longo do dia 12, no que é um dos grandes eventos paralelos do CineEco. O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) será o centro do debate internacional sobre a educação territorial e ambiental através do cinema, a emergência climática e sobre o papel das novas gerações nas alterações do clima.

A cerimónia de abertura acontece às 09h30 com a presença dos representantes das entidades oficiais. Pelo CISE vão assegurar presença vários cineastas, documentaristas, diretores de Festivais de Cinema Ambiental, jornalistas, ativistas, profissionais de várias áreas da cultura à educação, estudantes e população em geral interessada.

Depois do sucesso do ano passado, “o Fórum consolida Seia como a cidade que chama até si a centralidade do debate internacional, além de acentuar a importância dos festivais de cinema ambiental na consciencialização e na educação das populações”, sublinha o diretor do CineEco, Mário Branquinho.

Este ano, destaca-se a presença do fotógrafo e ativista Timothy Bouldry. O norte-americano viaja pelo mundo a fotografar as lixeiras e a ‘colecionar’ histórias verdadeiramente marcantes sobre os recolectores de lixo e de ‘tesouros’ que outros escolhem deitar fora.

Através do Right Path Project 501c3, Bouldry tem vindo a encontrar soluções para a mudança de vida de algumas das pessoas que fotografa e com quem se cruza nas lixeiras, quer seja na “La Chureca”, Nicarágua, ou no bairro de Escuintla na Guatemala, no Uganda, na Índia, Honduras ou em campos de refugiados sírios.

Timothy Bouldry / Facebook

O fotógrafo e ativista norte-americano Timothy Bouldry

Realce ainda para o regresso a Portugal da documentarista e jornalista Bárbara Veiga. A autora do livro “7 anos, em 7 mares” já cruzou oceanos, atuou em causas socio-ambientais em mais de 80 países e visitou as mais inóspitas paragens em todo o mundo. Veiga dedica a sua vida a trabalhar em causas ambientais para Greenpeace, Sea Shepherd e Avaaz.

A conferência do dia 12 assegura igualmente presença de Kalyanee Mam, realizadora da curta-metragem “Mundo Perdido” (“Lost World”), vencedora da 6ª edição do GFN Award, anunciado em setembro na apresentação oficial do CineEco.

Filmes, exposições, workshops e Eco-Talks

O Festival inclui nesta sua edição comemorativa dos 25 anos uma Seleção Oficial de 80 filmes, de 20 países, que abordam questões inerentes ao Ambiente e à Emergência Climática, uma reflexão geral sobre o impacto da ação do Homem na Terra.

Além de exposições, instalações artísticas indoor e outdoor, um cine-concerto, workshops e oficinas de educação ambiental, residências artísticas, provas de vinho e de gastronomia local, estão asseguradas as Eco-talks, pontos de encontro e discussão para troca de experiências, oportunidades e contactos entre profissionais especializados nas áreas do “Ambiente” e do “Audiovisual”, realizadores, diretores de cinema e participantes em geral.

Também a iniciativa Escolas no CineEco regressa este ano. Crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao ensino secundário e profissional, terão a oportunidade de visualizar filmes e conversar com alguns dos mais de 30 realizadores e diretores presentes nesta 25ª edição do Festival.

CineEco Seia

II Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente

O FIFCA conta este ano com 2 painéis de debate: o painel da manhã é moderado por Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente. O segundo painel é moderado por Helena Freitas, do Centro de Ecologia Funcional, cátedra UNESCO em Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.

Estão confirmadas as intervenções de Eleonora Izunsa, membro da direção da GFN e co-diretora do Festival de Cinema Ambiental – Cinema Planeta do México, Bruno Manique, do Centro Portugal Film Comission e Norberto Santos, coordenador do Grupo de Turismo, Património e Território – CEGOT da Universidade de Coimbra.

Também Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO, e Paula Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Lixo Marinho, confirmaram já a presença.

A participação no Fórum é gratuita. Qualquer interessado deverá apenas efetuar a pré-inscrição no site oficial do CineEco.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.