Há cinco universidades portuguesas entre as 500 melhores do mundo (e uma é novidade)

3

A Universidade de Coimbra voltou a estar entre as 500 melhores do mundo, depois de ter caído em 2022.

Há seis universidades portuguesas que marcam presença no prestigiado Ranking de Xangai, que ordena as 1000 melhores universidades do mundo. As universidades de Lisboa, do Porto, do Minho, de Aveiro, de Coimbra e a Universidade Nova de Lisboa foram as seis instituições portuguesas galardoadas.

Este ano, a Universidade de Coimbra destaca-se por ter subido para a lista das 500 melhores, dado que em 2022 tinha ficado entre os 501.º e 600.º lugares. Lisboa e Porto estão no intervalo entre as 201.º e 300.º posições, mantendo-se no mesmo lugar em relação à lista de 2022.

Já as universidades do Minho e Aveiro encontram-se entre a 401.ª e a 500.ª posição, ficando também no mesmo intervalo que ficaram no ano passado, lembra o Público.

Olhando a para a lista total das 1000 melhores, a Universidade Nova de Lisboa aparece no intervalo entre os 601.º e 700.º lugares, sofrendo uma quebra em relação à lista de 2022, quando estava entre as 501.º e 600.º posições.

Harvard é a melhor do mundo

No panorama global, os Estados Unidos dominam a lista, com a Universidade de Harvard mantém-se imbatível no topo desde 2003, seguida de perto pela Universidade de Stanford e o Massachussetts Institute of Technology (MIT).

A Europa surge na quarta posição, com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A também britânica Universidade de Oxford consegue a sétima posição. No top 20, apenas a francesa Universidade de Paris-Saclay (16.º) e a suíça ETH Zurich (20.º) não são ou americanas ou britânicas.

A China aparece pela primeira vez na 22.ª posição, com a Universidade de Tsinghua. A China, excluindo Macau, Hong Kong e Taiwan, é inclusivamente o país com mais instituições na lista, com 191, seguindo-se os EUA com 187 e o Reino Unido com 64.

No contexto europeu, Alemanha e Itália contam com 45 e 42 universidades, respectivamente, seguidas por Espanha com 38 e a França com 27. Portugal está equiparado à Grécia, ambos com seis universidades na lista.

O Ranking de Xangai considera vários indicadores para a sua classificação, incluindo premiações de alunos e professores, o número de investigadores citados em artigos académicos e as publicações em revistas renomadas como a Science ou a Nature.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. «…O primeiro inimigo do pensamento é uma instituição pública poderosíssima, que é a universidade.
    Encontrei um antigo Ministro da Educação e aliás um, parece que um grande vulto aqui da televisão Portuguesa, que me disse assim: Você andou aí a propor a extinção da universidade, é a coisa mais fácil que existe no Mundo, é só fechar a porta, lá dentro não há nada. Isto quem me dizia, como calculam, era o Sr.º José Hermano Saraiva…» – Orlando Vitorino

  2. Gostaria de saber qual a posição em que ficou a Universidade de Coimbra, já que a notícia apenas informa da sua reposição entre as primeiras 500, sendo que as restantes Universidades portuguesas têm o seo lugar expresso. Alguém pode informar, por favor?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.