Cinco engenhos explosivos encontrados em Nova Jérsia

Jason Szenes / EPA

-

Pelo menos cinco engenhos explosivos foram encontrados numa mochila num caixote do lixo na cidade norte-americana de Elizabeth, em Nova Jérsia, de acordo com o presidente da câmara Chris Bollwage.

A mochila foi encontrada por dois homens numa lixeira perto de uma estação. Ao verem fios e um tubo, os homens decidiram alertar as autoridades.

Junto aos explosivos não foram encontrados telefones ou dispositivos eletrónicos com relógio, informou o autarca Chris Bollwage, citado pela imprensa norte-americana.

Um dos engenhos foi detonado pelas autoridades esta madrugada, que tentam agora desativar os outros quatro.

Já no sábado tinha explodido um artefacto num caixote de lixo em Nova Jersey, horas antes da explosão em Nova Iorque que feriu, pelo menos, 29 pessoas.

O artefacto responsável pela primeira explosão em Nova Jersey, um estado vizinho de Nova Iorque, estava programado para detonar à passagem de uma corrida solidária pelo local, mas a partida foi atrasada.

Para já, estas ocorrências estão a ser descartadas como possíveis ligações ao terrorismo internacional.

“Uma bomba a explodir em Nova Iorque é, obviamente, um ato de terrorismo, mas não está relacionado com terrorismo internacional. Ou seja, não descobrimos qualquer relação entre a explosão e o Estado Islâmico“, assegurou este domingo Andrew Cuomo, governador do estado norte-americano.

“Mas a explosão de uma bomba é, grosso modo, uma atividade terrorista. É assim que vamos considerá-la e processá-la”, acrescentou.

Segundo a ABC News, cinco pessoas já foram detidas na sequência da explosão em Manhattan.

Estes incidentes acontecem num momento em que Nova Iorque se prepara para receber a Assembleia Geral das Nações Unidas, com vários líderes mundiais, incluindo Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com a CNN, foram mobilizados mais mil polícias “por precaução”, que serão espalhados para fazer patrulha em locais como paragens de autocarro, estações de metro e aeroportos.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.