Cinco desaparecidos em naufrágio ao largo de Sintra

Joe Mabel/ wikimedia

-

Um barco naufragou, na madrugada desta quarta-feira, ao largo da Praia das Maçãs, em Sintra, deixando cinco pescadores desaparecidos. Um sexto elemento da embarcação conseguiu nadar até à praia e alertar as autoridades.

A embarcação naufragada, a “Santa Maria dos Anjos“, está registada em Olhão, mas será da zona norte, actuando “a partir de Esposende”, conforme revela o Correio da Manhã que nota que os pescadores desaparecidos têm “entre os 20 e os 30 anos, são da Póvoa de Varzim, Caxinas e Vila do Conde“. Um deles será ucraniano e os restantes serão portugueses, de acordo com o jornal.

O naufrágio terá ocorrido por volta das três da manhã desta quarta-feira, ao largo da Praia das Maçãs. Um dos pescadores do barco, de 27 anos, conseguiu nadar até à praia e alertou as autoridades para o incidente. Este homem foi assistido no hospital com sinais de hipotermia e já teve alta médica.

“O sobrevivente estava a dormir, sentiu a embarcação virar e nadou durante algum tempo para terra e foi essa pessoa que deu o alerta”, explica o porta-voz da Marinha, comandante Paulo Vicente, em declarações à Lusa citadas pelo Jornal de Notícias.

“Só temos a informação que o sobrevivente nos deu. Já enviámos para o local um helicóptero, a corveta Baptista de Andrade e duas embarcações salva-vidas, uma da Ericeira e outra de Cascais, em colaboração com a embarcação de pesca ‘Fruto da União'”, esclarece ainda o comandante.

O comandante do Porto de Cascais, Mário Domingues, revela entretanto na SIC Notícias que a cabine do barco já foi arrastada para a Corveta Batista de Andrade da Marinha. E o Correio da Manhã frisa que “já foram encontrados destroços, como bóias de salvação”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …