Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso “dieselgate”, informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso.

Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em Portugal, 125 mil pessoas ficaram lesadas e continuam sem indemnizações, ao contrário dos Estados Unidos (EUA), Austrália e Alemanha, onde os clientes já foram compensados.

A marca alegou que nenhum cliente terá ficado prejudicado em termos de segurança, capacidade do veículo e/ou preço na revenda. A Deco Proteste alerta para a desigualdade no tratamento de situações semelhantes e num mercado europeu que se quer único, lê-se em comunicado enviado às redações.

A 19 de setembro de 2015, a Volkswagen foi acusada de ter instalado ilegalmente um software nos seus veículos para reduzir artificialmente as emissões de monóxido de azoto durante os testes de emissões.

Embora tenha assumido a sua responsabilidade, o grupo alemão não compensou todos os clientes abrangidos pelo caso “dieselgate”. A Deco Proteste disse que a marca não só enganou os clientes anunciando que os carros tinham baixas emissões, como também “prejudicou o ambiente europeu no seu todo”.

Os clientes da Alemanha foram compensados e, quando questionada pela Deco Prosteste, a Volkswagen respondeu que “a decisão do Tribunal Federal de Justiça em Karlshruhe, em 25 de maio de 2020, baseia-se em fundamentos específicos do direito civil alemão e não altera o entendimento da marca de que os clientes não sofreram qualquer perda ou dano em resultado deste problema”.

O grupo alemão evidenciou, ainda, que “como cada jurisdição é única, com diferentes leis e sistemas jurídicos locais” e que “embora todos os clientes sejam importantes, não podemos e não devemos ignorar as diferenças fundamentais nos sistemas jurídicos das diferentes jurisdições da UE”.

Em comunicado, a Deco Prosteste continuou a lamentar, cinco anos passados, a “falta de respostas e a desigualdade” sublinhada pela marca alemã, dizendo que “é hora de compensar todos os consumidores europeus e não só os alemães”.

A organização portuguesa de defesa do consumidor realçou ainda que “em face desta posição autoritária e discriminatória” não vão desistir e que “as ações judiciais que correm nos demais países europeus – com destaque para Portugal, Espanha, Bélgica e Itália (do grupo Euroconsumers) – continuarão até todos os consumidores serem compensados de forma justa pelo engano de que foram vítimas”.

No total, foram afetados onze milhões de veículos do grupo Volkswagen, sendo que oito milhões se encontram na Europa e 125 mil automóveis em Portugal.

A Deco Proteste escreveu, em comunicado, que “acredita que apenas quando a VW assumir a responsabilidade junto de todas as vítimas europeias poderá fechar o capítulo ‘dieselgate’, virar esta página negra na história da empresa e concentrar-se nos importantes desafios que tem pela frente”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é ‘normal’. Tive uma vez uma subscrição tipo prépago da Orange (fornecedor de telecom) na qual o saldo era vitalício. Quando, depois de um ano e tal venderam o negócio aos alemães T-Mobile da Deutsche Telecom, estes quiseram naturalmente acabar com isso. Na altura eu tinha um saldo que era de 890 euros. Houve quem foi ao tribunal, mas ninguém recebeu nada. Este tipo de empresas está muito por cima das leis e eles podem fazer o que querem. No caso da VW é claro que não este perdeu os genes do terceiro império e quem confia neles devia de estudar a historia

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …