PR agradece a ciganos que “deram a vida pela independência” e lamenta discriminação

4

Rodrigo Antunes / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou hoje os ciganos que “deram a vida” pela independência nacional e lamentou a discriminação de que têm sido alvo em Portugal.

“Ao lembrar tantos portugueses, de tantas origens, que se envolveram no movimento revolucionário, o Presidente da República quer lembrar também os portugueses de etnia cigana que, como reconheceu então o próprio Rei D. João IV, deram a vida pela nossa independência nacional”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem evocativa do Dia da Restauração da Independência que hoje se assinala.

Na mensagem em que saúda o dia “em que valorosos guerreiros nos deram livre a Nação”, o chefe de Estado destaca o ‘cavaleiro fidalgo’ Jerónimo da Costa e muitos dos duzentos e cinquenta outros ciganos que serviram nas fronteiras e tombaram por Portugal.

“Portugal lembra-os, presta-lhes homenagem e exprime a sua gratidão. Este dever de memória é de elementar justiça e rompe com tanto esquecimento e discriminação de que os ciganos têm, infelizmente, sido alvo no nosso país”.

O Presidente da República, que hoje de manhã preside à sessão evocativa do Dia da Restauração, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, sublinhou ainda na mensagem o 01 de dezembro como “um dia importante e significativo da História de Portugal, em que o povo português recuperou a sua independência, num movimento no qual, com os conjurados de 40, muitos se implicaram, descontentes com a situação do país, aquém e além-mar, e com as suas condições de vida”.

O dia 01 de dezembro assinala o golpe revolucionário de 1640 que acabou com o domínio da dinastia Filipina sobre Portugal, retirando o país da alçada espanhola e colocando no trono D. João IV.

Lusa //

4 Comments

  1. O Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, uma vez mais a tentar associar o racismo a Portugal – que não existe nem nunca existiu – ao mesmo tempo que promove a discriminação e considera inferiores os Portugueses de etnia Cigana, numa tentativa de colocar Portugueses contra Portugueses. No entanto, não seria de esperar outra coisa de um Presidente que perdeu as Eleições Presidenciais de 2021 (alcançou somente 2.534.745 votos) para a Maioria dos Portugueses representados pela Abstenção (6.601.655 Eleitores).

    • Nesta tua opinião, podes continuar a beber dessa coisa , pois o P.R Marcelo , foi Eleito com os votos que lhe foram concedidos , poderá dizer e fazer o que quiser , mas é sem o meu voto e meu consentimento ! . E assim será de minha parte , para a maioria da classe Politica , na qual perdi a total confiança ! . Não dou a minha autorização en ser prejudicado nos meus direitos fundamentais !

  2. Alguém poderá dar uma lição ao presidente da República da Alice das Maravilhas, que foram os catalães e não os ciganos que ajudaram à reconquista da independência de Portugal QUER DIRECTa, QUER INDIRECTAMENTE…. Muito se desconhece da história deste país, da Europa e em geral, dum povo que se orgulha de ser o “C+Ú da Europa”, em tudo… Lamento dizer isto… Tristeza de povo ignorante que somos…. Provavelmente este comentário não irá passar, porque é “dever” da mídia(!) informar mal e mentirosamente o povo… O presidente na ânsia de desagradar o CHEGA, deu mais uma pitada a favor do racismo… Tristeza…!!! Se o Rei de Espanha estivesse por perto era capaz de dizer: ¿Porque no te callas?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.