Cientistas vão enviar mensagens para dizer “olá” primeiro aos extraterrestres

A organização sem fins lucrativos METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence) em São Francisco, nos EUA, anunciou que vai começar a enviar sinais para o espaço a partir de 2018, para tentar contactar com extraterrestres, em vez de esperar que estes contactem a Terra.

Depois de décadas à procura de mensagens de seres extraterrestres, os cientistas dizem que é hora de cumprir uma regra básica de etiqueta – dizer “olá” primeiro.

No entanto, o plano que está a receber algumas críticas, com alguns cientistas a defender que os humanos não devem tentar procurar a vida extraterrestre, mas sim esconder-se dos alienígenas, pois existe a possibilidade de estes quererem conquistar o nosso planeta.

“É tarde demais para nos escondermos no Universo. Os extraterrestres podem estar à espera de uma indicação clara que mostre que estamos preparados para falar com eles”, explicou o presidente da METI, Dougas Vakoch.

“O ideal seria usar um transmissor bastante potente, como aqueles que são usados para estudar os planetas – como o Radiotelescópio de Arecibo”, sublinhou.

Em 2018, a organização pretende enviar algumas mensagens, via rádio ou sinais laser, para um planeta rochoso que orbita a Proxima Centauri – a estrela mais próxima do Sol – e depois para destinos mais distantes, a centenas ou milhares de anos-luz de distância.

Mas o projeto tem vindo a gerar alguma polémica. Alguns cientistas como o escritor de ficção científica David Brin e o físico Stephen Hawking perguntam: “E se os extraterrestres forem hostis, queremos realmente que saibam onde estamos?”

“Não devemos chamar a atenção para nós mesmos”, defendem os especialistas.

Outros cientistas defendem e apoiam a iniciativa, como Seth Shostak, astrónomo do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que afirma que “há algo a ser aprendido, nada a temer, e pelo menos a possibilidade de descobrir algo verdadeiramente revolucionário – que temos companhia“.

Esta não é a primeira vez que os especialistas tentam contactar com extraterrestres. Em 1974, foi enviada uma mensagem através do Radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre informações sobre o planeta Terra.

O sinal foi direcionado para o agrupamento estelar M13, que está a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância, e possui cerca de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules.

A mensagem foi transmitida no dia 16 de Novembro de 1974, e consistia em 1679 impulsos de código binário que demoraram três minutos a serem transmitidos.

“Se todos aqueles que podem enviar uma mensagem decidirem apenas recebe-la, esta será uma galáxia muito silenciosa”, explica o astrónomo Andrew Fraknoi, citado pelo PHYS.

O físico Stephen Hawking, que está contra a iniciativa, acredita que caso os extraterrestres descubram a Terra vão querer conquistá-la e colonizar o planeta.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Num planeta onde pretos, brancos, chineses, ciganos, indianos, anda tudo à pera, Cristãos com Judeus e Muçulmanos, Homem contra Natureza, Homens vs. Mulheres, etc etc etc, anda tudo demasiado ansioso pra arranjar brigas novas.

  2. Não precisa gastar tanto.nem se formado em ciências basta ler a Bíblia e vera que os extraterrestre tem visitado a terra e nos causaram grandes danos ,tem razão o cientista que dis que são hostis Leia o livro de Jo cap,1ao verso 7, e cap2 ao verso 8.extraterrestre são seres espirituais e não físico aterra já foi invadida ,eles estão ai não precisa procura no espaço!

  3. Parece-me mais conversa de malucos porém, admitindo a existência de extraterrestres ( eu creio que sim porque não acredito que, no meio de biliões de estrelas e muitos mais de planetas, só aqui é que exista vida ) concordo mais com os que defendem que o melhor mesmo é estarmos caladinhos e quietinhos. Se nos pomos a jeito ainda acabamos enra.bados, que é como quem diz, dizimados, extintos.
    É incrivel como o ser humano tem esta “capacidade” verdadeiramente única de procurar a auto-destruição. Como já foi dito aqui num outro comentário, o ser humano passa a vida a dar cabo das outras especies, da Natureza, do Ambiente, do Mar e, porque ainda deve achar que já estraga pouco, agora uns quantos iluminados ainda querem achar mais uma forma de sermos “apagados” do planeta.
    E somos nós os animais “racionais”. Começo a achar é que somos os animais mais estupidos e cretinos á face da Terra.

  4. Não se conhece nada que impeça a existencia de vida em muitos dos locais adequados que existem no universo!
    Estamos apenas começando a vislumbrar isso, bem como tudo indica que o passo seguinte será a inteligencia artificial suportada por naauinaria diversa incluindo a biológica avançada!
    Mas há que perceber as limitações que a constituição do Universo impõe a todos!
    Nem sequer podemos viajar a velocidades proximas da luz dados os efeitos reais relativisticos!
    Comunicar com os locais mais promissores na galáxia leva um tempo desencoragante para humanos já que obter uma resposta entre duas comunicações levaria até 200 mil anos tão distantes são os extremos da nossa galáxia! E para Andrómeda mais de 2 Milhões de anos!
    Para nós por enquanto não passa de um sonho! Mesmo as intersiderais mais próximas!
    Apenas as planetárias do nosso sistema parecem ao alcance dos humanos!
    O resto será evebtualmente para organismos mais complexos capazes de suportar escalas temporais desse calibre!

  5. Se o ser humano não tem uma comunicação clara dos os animais que aqui vivem, como se comunicaram com um ser de outro planeta? E de tecnologia desconhecida?

RESPONDER

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …