Cientistas vão enviar mensagens para dizer “olá” primeiro aos extraterrestres

A organização sem fins lucrativos METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence) em São Francisco, nos EUA, anunciou que vai começar a enviar sinais para o espaço a partir de 2018, para tentar contactar com extraterrestres, em vez de esperar que estes contactem a Terra.

Depois de décadas à procura de mensagens de seres extraterrestres, os cientistas dizem que é hora de cumprir uma regra básica de etiqueta – dizer “olá” primeiro.

No entanto, o plano que está a receber algumas críticas, com alguns cientistas a defender que os humanos não devem tentar procurar a vida extraterrestre, mas sim esconder-se dos alienígenas, pois existe a possibilidade de estes quererem conquistar o nosso planeta.

“É tarde demais para nos escondermos no Universo. Os extraterrestres podem estar à espera de uma indicação clara que mostre que estamos preparados para falar com eles”, explicou o presidente da METI, Dougas Vakoch.

“O ideal seria usar um transmissor bastante potente, como aqueles que são usados para estudar os planetas – como o Radiotelescópio de Arecibo”, sublinhou.

Em 2018, a organização pretende enviar algumas mensagens, via rádio ou sinais laser, para um planeta rochoso que orbita a Proxima Centauri – a estrela mais próxima do Sol – e depois para destinos mais distantes, a centenas ou milhares de anos-luz de distância.

Mas o projeto tem vindo a gerar alguma polémica. Alguns cientistas como o escritor de ficção científica David Brin e o físico Stephen Hawking perguntam: “E se os extraterrestres forem hostis, queremos realmente que saibam onde estamos?”

“Não devemos chamar a atenção para nós mesmos”, defendem os especialistas.

Outros cientistas defendem e apoiam a iniciativa, como Seth Shostak, astrónomo do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que afirma que “há algo a ser aprendido, nada a temer, e pelo menos a possibilidade de descobrir algo verdadeiramente revolucionário – que temos companhia“.

Esta não é a primeira vez que os especialistas tentam contactar com extraterrestres. Em 1974, foi enviada uma mensagem através do Radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre informações sobre o planeta Terra.

O sinal foi direcionado para o agrupamento estelar M13, que está a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância, e possui cerca de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules.

A mensagem foi transmitida no dia 16 de Novembro de 1974, e consistia em 1679 impulsos de código binário que demoraram três minutos a serem transmitidos.

“Se todos aqueles que podem enviar uma mensagem decidirem apenas recebe-la, esta será uma galáxia muito silenciosa”, explica o astrónomo Andrew Fraknoi, citado pelo PHYS.

O físico Stephen Hawking, que está contra a iniciativa, acredita que caso os extraterrestres descubram a Terra vão querer conquistá-la e colonizar o planeta.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Num planeta onde pretos, brancos, chineses, ciganos, indianos, anda tudo à pera, Cristãos com Judeus e Muçulmanos, Homem contra Natureza, Homens vs. Mulheres, etc etc etc, anda tudo demasiado ansioso pra arranjar brigas novas.

  2. Não precisa gastar tanto.nem se formado em ciências basta ler a Bíblia e vera que os extraterrestre tem visitado a terra e nos causaram grandes danos ,tem razão o cientista que dis que são hostis Leia o livro de Jo cap,1ao verso 7, e cap2 ao verso 8.extraterrestre são seres espirituais e não físico aterra já foi invadida ,eles estão ai não precisa procura no espaço!

  3. Parece-me mais conversa de malucos porém, admitindo a existência de extraterrestres ( eu creio que sim porque não acredito que, no meio de biliões de estrelas e muitos mais de planetas, só aqui é que exista vida ) concordo mais com os que defendem que o melhor mesmo é estarmos caladinhos e quietinhos. Se nos pomos a jeito ainda acabamos enra.bados, que é como quem diz, dizimados, extintos.
    É incrivel como o ser humano tem esta “capacidade” verdadeiramente única de procurar a auto-destruição. Como já foi dito aqui num outro comentário, o ser humano passa a vida a dar cabo das outras especies, da Natureza, do Ambiente, do Mar e, porque ainda deve achar que já estraga pouco, agora uns quantos iluminados ainda querem achar mais uma forma de sermos “apagados” do planeta.
    E somos nós os animais “racionais”. Começo a achar é que somos os animais mais estupidos e cretinos á face da Terra.

  4. Não se conhece nada que impeça a existencia de vida em muitos dos locais adequados que existem no universo!
    Estamos apenas começando a vislumbrar isso, bem como tudo indica que o passo seguinte será a inteligencia artificial suportada por naauinaria diversa incluindo a biológica avançada!
    Mas há que perceber as limitações que a constituição do Universo impõe a todos!
    Nem sequer podemos viajar a velocidades proximas da luz dados os efeitos reais relativisticos!
    Comunicar com os locais mais promissores na galáxia leva um tempo desencoragante para humanos já que obter uma resposta entre duas comunicações levaria até 200 mil anos tão distantes são os extremos da nossa galáxia! E para Andrómeda mais de 2 Milhões de anos!
    Para nós por enquanto não passa de um sonho! Mesmo as intersiderais mais próximas!
    Apenas as planetárias do nosso sistema parecem ao alcance dos humanos!
    O resto será evebtualmente para organismos mais complexos capazes de suportar escalas temporais desse calibre!

  5. Se o ser humano não tem uma comunicação clara dos os animais que aqui vivem, como se comunicaram com um ser de outro planeta? E de tecnologia desconhecida?

RESPONDER

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …

Michael Jackson era "doente mental" e uma pessoa "perturbadora", diz Elton John

Elton John defende na sua autobiografia que Michael Jackson era "verdadeiramente doente mental" e uma pessoa "perturbadora", recordando os encontros que teve com o rei da pop, falecido em junho de 2009. O músico britânico escreveu …