Cientistas vão enviar mensagens para dizer “olá” primeiro aos extraterrestres

A organização sem fins lucrativos METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence) em São Francisco, nos EUA, anunciou que vai começar a enviar sinais para o espaço a partir de 2018, para tentar contactar com extraterrestres, em vez de esperar que estes contactem a Terra.

Depois de décadas à procura de mensagens de seres extraterrestres, os cientistas dizem que é hora de cumprir uma regra básica de etiqueta – dizer “olá” primeiro.

No entanto, o plano que está a receber algumas críticas, com alguns cientistas a defender que os humanos não devem tentar procurar a vida extraterrestre, mas sim esconder-se dos alienígenas, pois existe a possibilidade de estes quererem conquistar o nosso planeta.

“É tarde demais para nos escondermos no Universo. Os extraterrestres podem estar à espera de uma indicação clara que mostre que estamos preparados para falar com eles”, explicou o presidente da METI, Dougas Vakoch.

“O ideal seria usar um transmissor bastante potente, como aqueles que são usados para estudar os planetas – como o Radiotelescópio de Arecibo”, sublinhou.

Em 2018, a organização pretende enviar algumas mensagens, via rádio ou sinais laser, para um planeta rochoso que orbita a Proxima Centauri – a estrela mais próxima do Sol – e depois para destinos mais distantes, a centenas ou milhares de anos-luz de distância.

Mas o projeto tem vindo a gerar alguma polémica. Alguns cientistas como o escritor de ficção científica David Brin e o físico Stephen Hawking perguntam: “E se os extraterrestres forem hostis, queremos realmente que saibam onde estamos?”

“Não devemos chamar a atenção para nós mesmos”, defendem os especialistas.

Outros cientistas defendem e apoiam a iniciativa, como Seth Shostak, astrónomo do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que afirma que “há algo a ser aprendido, nada a temer, e pelo menos a possibilidade de descobrir algo verdadeiramente revolucionário – que temos companhia“.

Esta não é a primeira vez que os especialistas tentam contactar com extraterrestres. Em 1974, foi enviada uma mensagem através do Radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre informações sobre o planeta Terra.

O sinal foi direcionado para o agrupamento estelar M13, que está a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância, e possui cerca de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules.

A mensagem foi transmitida no dia 16 de Novembro de 1974, e consistia em 1679 impulsos de código binário que demoraram três minutos a serem transmitidos.

“Se todos aqueles que podem enviar uma mensagem decidirem apenas recebe-la, esta será uma galáxia muito silenciosa”, explica o astrónomo Andrew Fraknoi, citado pelo PHYS.

O físico Stephen Hawking, que está contra a iniciativa, acredita que caso os extraterrestres descubram a Terra vão querer conquistá-la e colonizar o planeta.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Num planeta onde pretos, brancos, chineses, ciganos, indianos, anda tudo à pera, Cristãos com Judeus e Muçulmanos, Homem contra Natureza, Homens vs. Mulheres, etc etc etc, anda tudo demasiado ansioso pra arranjar brigas novas.

  2. Não precisa gastar tanto.nem se formado em ciências basta ler a Bíblia e vera que os extraterrestre tem visitado a terra e nos causaram grandes danos ,tem razão o cientista que dis que são hostis Leia o livro de Jo cap,1ao verso 7, e cap2 ao verso 8.extraterrestre são seres espirituais e não físico aterra já foi invadida ,eles estão ai não precisa procura no espaço!

  3. Parece-me mais conversa de malucos porém, admitindo a existência de extraterrestres ( eu creio que sim porque não acredito que, no meio de biliões de estrelas e muitos mais de planetas, só aqui é que exista vida ) concordo mais com os que defendem que o melhor mesmo é estarmos caladinhos e quietinhos. Se nos pomos a jeito ainda acabamos enra.bados, que é como quem diz, dizimados, extintos.
    É incrivel como o ser humano tem esta “capacidade” verdadeiramente única de procurar a auto-destruição. Como já foi dito aqui num outro comentário, o ser humano passa a vida a dar cabo das outras especies, da Natureza, do Ambiente, do Mar e, porque ainda deve achar que já estraga pouco, agora uns quantos iluminados ainda querem achar mais uma forma de sermos “apagados” do planeta.
    E somos nós os animais “racionais”. Começo a achar é que somos os animais mais estupidos e cretinos á face da Terra.

  4. Não se conhece nada que impeça a existencia de vida em muitos dos locais adequados que existem no universo!
    Estamos apenas começando a vislumbrar isso, bem como tudo indica que o passo seguinte será a inteligencia artificial suportada por naauinaria diversa incluindo a biológica avançada!
    Mas há que perceber as limitações que a constituição do Universo impõe a todos!
    Nem sequer podemos viajar a velocidades proximas da luz dados os efeitos reais relativisticos!
    Comunicar com os locais mais promissores na galáxia leva um tempo desencoragante para humanos já que obter uma resposta entre duas comunicações levaria até 200 mil anos tão distantes são os extremos da nossa galáxia! E para Andrómeda mais de 2 Milhões de anos!
    Para nós por enquanto não passa de um sonho! Mesmo as intersiderais mais próximas!
    Apenas as planetárias do nosso sistema parecem ao alcance dos humanos!
    O resto será evebtualmente para organismos mais complexos capazes de suportar escalas temporais desse calibre!

  5. Se o ser humano não tem uma comunicação clara dos os animais que aqui vivem, como se comunicaram com um ser de outro planeta? E de tecnologia desconhecida?

RESPONDER

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …