Cientistas vão enviar mensagens para dizer “olá” primeiro aos extraterrestres

A organização sem fins lucrativos METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence) em São Francisco, nos EUA, anunciou que vai começar a enviar sinais para o espaço a partir de 2018, para tentar contactar com extraterrestres, em vez de esperar que estes contactem a Terra.

Depois de décadas à procura de mensagens de seres extraterrestres, os cientistas dizem que é hora de cumprir uma regra básica de etiqueta – dizer “olá” primeiro.

No entanto, o plano que está a receber algumas críticas, com alguns cientistas a defender que os humanos não devem tentar procurar a vida extraterrestre, mas sim esconder-se dos alienígenas, pois existe a possibilidade de estes quererem conquistar o nosso planeta.

“É tarde demais para nos escondermos no Universo. Os extraterrestres podem estar à espera de uma indicação clara que mostre que estamos preparados para falar com eles”, explicou o presidente da METI, Dougas Vakoch.

“O ideal seria usar um transmissor bastante potente, como aqueles que são usados para estudar os planetas – como o Radiotelescópio de Arecibo”, sublinhou.

Em 2018, a organização pretende enviar algumas mensagens, via rádio ou sinais laser, para um planeta rochoso que orbita a Proxima Centauri – a estrela mais próxima do Sol – e depois para destinos mais distantes, a centenas ou milhares de anos-luz de distância.

Mas o projeto tem vindo a gerar alguma polémica. Alguns cientistas como o escritor de ficção científica David Brin e o físico Stephen Hawking perguntam: “E se os extraterrestres forem hostis, queremos realmente que saibam onde estamos?”

“Não devemos chamar a atenção para nós mesmos”, defendem os especialistas.

Outros cientistas defendem e apoiam a iniciativa, como Seth Shostak, astrónomo do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que afirma que “há algo a ser aprendido, nada a temer, e pelo menos a possibilidade de descobrir algo verdadeiramente revolucionário – que temos companhia“.

Esta não é a primeira vez que os especialistas tentam contactar com extraterrestres. Em 1974, foi enviada uma mensagem através do Radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, com o objetivo de transmitir a uma possível civilização extraterrestre informações sobre o planeta Terra.

O sinal foi direcionado para o agrupamento estelar M13, que está a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância, e possui cerca de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules.

A mensagem foi transmitida no dia 16 de Novembro de 1974, e consistia em 1679 impulsos de código binário que demoraram três minutos a serem transmitidos.

“Se todos aqueles que podem enviar uma mensagem decidirem apenas recebe-la, esta será uma galáxia muito silenciosa”, explica o astrónomo Andrew Fraknoi, citado pelo PHYS.

O físico Stephen Hawking, que está contra a iniciativa, acredita que caso os extraterrestres descubram a Terra vão querer conquistá-la e colonizar o planeta.

BZR, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Num planeta onde pretos, brancos, chineses, ciganos, indianos, anda tudo à pera, Cristãos com Judeus e Muçulmanos, Homem contra Natureza, Homens vs. Mulheres, etc etc etc, anda tudo demasiado ansioso pra arranjar brigas novas.

  2. Não precisa gastar tanto.nem se formado em ciências basta ler a Bíblia e vera que os extraterrestre tem visitado a terra e nos causaram grandes danos ,tem razão o cientista que dis que são hostis Leia o livro de Jo cap,1ao verso 7, e cap2 ao verso 8.extraterrestre são seres espirituais e não físico aterra já foi invadida ,eles estão ai não precisa procura no espaço!

  3. Parece-me mais conversa de malucos porém, admitindo a existência de extraterrestres ( eu creio que sim porque não acredito que, no meio de biliões de estrelas e muitos mais de planetas, só aqui é que exista vida ) concordo mais com os que defendem que o melhor mesmo é estarmos caladinhos e quietinhos. Se nos pomos a jeito ainda acabamos enra.bados, que é como quem diz, dizimados, extintos.
    É incrivel como o ser humano tem esta “capacidade” verdadeiramente única de procurar a auto-destruição. Como já foi dito aqui num outro comentário, o ser humano passa a vida a dar cabo das outras especies, da Natureza, do Ambiente, do Mar e, porque ainda deve achar que já estraga pouco, agora uns quantos iluminados ainda querem achar mais uma forma de sermos “apagados” do planeta.
    E somos nós os animais “racionais”. Começo a achar é que somos os animais mais estupidos e cretinos á face da Terra.

  4. Não se conhece nada que impeça a existencia de vida em muitos dos locais adequados que existem no universo!
    Estamos apenas começando a vislumbrar isso, bem como tudo indica que o passo seguinte será a inteligencia artificial suportada por naauinaria diversa incluindo a biológica avançada!
    Mas há que perceber as limitações que a constituição do Universo impõe a todos!
    Nem sequer podemos viajar a velocidades proximas da luz dados os efeitos reais relativisticos!
    Comunicar com os locais mais promissores na galáxia leva um tempo desencoragante para humanos já que obter uma resposta entre duas comunicações levaria até 200 mil anos tão distantes são os extremos da nossa galáxia! E para Andrómeda mais de 2 Milhões de anos!
    Para nós por enquanto não passa de um sonho! Mesmo as intersiderais mais próximas!
    Apenas as planetárias do nosso sistema parecem ao alcance dos humanos!
    O resto será evebtualmente para organismos mais complexos capazes de suportar escalas temporais desse calibre!

  5. Se o ser humano não tem uma comunicação clara dos os animais que aqui vivem, como se comunicaram com um ser de outro planeta? E de tecnologia desconhecida?

RESPONDER

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …