Cientistas criam vacina universal para toda a vida contra o vírus da gripe

Uma vacina universal para proteger-nos do vírus da gripe e de todas as suas variações está a ser desenvolvida por cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, e, em breve, pode ser testada em humanos.

As vacinas atuais, oferecidas durante as estações da gripe, podem tornar-se ineficazes à medida que as variações do vírus sofrem mutações e se tornam resistentes. Mas uma nova vacina tem como alvo uma parte do vírus que não muda entre as estirpes, o que significa que não se poderiam tornar resistentes da mesma maneira.

Os autores da pesquisa dizem que ficaram “maravilhados” com o sucesso da vacina. Segundo o novo estudo, desenvolvido por investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, a capacidade do corpo de parar a gripe fortalece com o tempo.

“O céu é o limite”, dizem os autores da investigação, publicada na semana passada na revista científica Nature Communications. Apesar de as vacinas contra a gripe estarem amplamente disponíveis, o vírus ainda infecta milhões de pessoas todos os anos.

Muitos são hospitalizados e mais de 30 mil pessoas morrem anualmente nos EUA por causa da gripe ou complicações causadas pela doença. A vacina desenvolvida durante o estudo protegeu com sucesso da gripe cobaias de várias estirpes.

As respostas dos corpos à infeção também se fortalecem ao longo do tempo depois de serem vacinadas e tem maior eficácia após 30 semanas. “Se funcionar em humanos, mesmo em metade do que funcionou em cobaias, então o céu é o limite”, disse o autor do estudo, Dr. Scott Hensley. “Pode ser algo que todo a gente venha a utilizar no futuro para se proteger da gripe”.

A vacina funciona ao imitar uma infeção da gripe e provocando o sistema imunitário do corpo para aprender a atacar o vírus. Para se ter uma ideia, esta vacina é diferente porque, se imaginarmos que o vírus é coberto com proteínas em forma de cogumelos, ataca o caule do cogumelo.

As vacinas sazonais atacam a cabeça do cogumelo, mas estas podem mudar de forma quando as estirpes do vírus sofrem mutação, o que significa que a vacina se torna inútil. É por isso que as vacinas sazonais têm de ser dadas todos os anos – porque a natureza do vírus mudou e uma nova vacina é criada.

“Esta vacina foi capaz de fazer algo que a maioria das outras vacinas candidatas contra a gripe não foi capaz de fazer”, disse o co-autor do estudo, Dr. Drew Weissman.

“Quando começamos a testar esta vacina, ficámos impressionados com a magnitude da resposta imune”, acrescenta Hensley. Além de experiências com cobaias, os cientistas também testaram a vacina em furões e coelhos e esperam iniciar testes em humanos dentro de dois anos.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Além de experiências com cobaias, os cientistas também testaram a vacina em furões e coelhos”

    Ou seja, os furões e coelhos não são cobaias. Muito bom. Sempre a aprender coisas novas aqui pelos lados do ZAP.

    • Caro Filho da Capital,
      Uma cobaia (latim científico cobaya, de língua ameríndia) é, especificamente, um pequeno roedor de cauda e orelhas curtas, originário da América do Sul, também conhecido por Porquinho da Índia. O seu uso frequente em experiências científicas levou a que se generalizasse o seu nome como sinónimo de “aquilo de que alguém se serve para fazer uma experiência”.
      Assim, efectivamente, os cientistas usaram como cobaias nesta experiência furões, coelhos e … cobaias.

        • Caro Filho da Capital,
          Em português pt_PT, “cobaia” não é um “sinônimo”, é um roedor.

          co·bai·a
          (latim científico cobaya, de língua ameríndia)
          substantivo feminino
          1. Pequeno roedor de cauda e orelhas curtas, originário da América do Sul.
          Ver imagem = CÁVIA, PORQUINHO-DA-ÍNDIA
          2. Aquilo de que alguém se serve para fazer uma experiência.
          in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

          • Prezados

            Segundo o dicionário Caldas Aulete, referência no pt_BR ( http://www.aulete.com.br/Cobaia ), temos:

            cobaia

            (co.bai.a)

            sf.

            1. Zool. Pequeno roedor da fam. dos caviídeos (Cavia porcellus), também chamado porquinho-da-índia, muito utilizado em experiências de laboratório (inoculação, vivissecção etc.); PREÁ-DA-ÍNDIA

            2. P.ext. Camundongo ou outro animal, ger. pequeno e fácil de se criar em cativeiro, us. em experimentos científicos, esp. em testes da eficiência e dos efeitos de medicamentos, vacinas, cosméticos etc; p.ext. qualquer animal ou ser humano submetido a alguma experiência científica (em biologia, medicina, estudos do comportamento etc.)

            3. Fig. Aquilo ou aquele que é objeto de experiências ou experimentos alheios: Nenhum país deve ser cobaia de outro mais poderoso.

            [F.: Do lat. cient. cobaya.]

            Cobaia de laboratório
            1 Cobaia (1), camundongo ou outro animal (ou, p.ext., ser humano) empregado em experiência de laboratório
            2 Fig. Aquele ou aquilo que é usado ou manipulado segundo os interesses de alguém, para servir de teste ou experiência

            Sei que sou um pascácio, e não era um bom aluno na disciplina de Português, mas não consegui encontrar, na primeira definição – segundo meus professores ela é a básica – cobaia como sinônimo da expressão cobaia de laboratório.

            • Prezado leitor,

              Obrigado pela sua visita e pelo seu reparo.

              Não se trata de ser ou não bom aluno a Português. Trata-se de ser brasileiro e ter procurado dicionários de “sinônimos” em pt_BR.

              Para deixar claro, e encerrar o assunto: em português de PORTUGAL, país em que está sediado o ZAP, a cujos leitores se destinam originalmente as suas notícias e cuja língua nativa respeita, “cobaia” é um roedor.

              Para lhe facilitar o trabalho, repetimos abaixo o conteúdo do Priberam, o dicionário de português pt_PT que usamos no ZAP, relativo à palavra “cobaia”.

              co·bai·a
              (latim científico cobaya, de língua ameríndia)
              substantivo feminino
              1. Pequeno roedor de cauda e orelhas curtas, originário da América do Sul.
              Ver imagem = CÁVIA, PORQUINHO-DA-ÍNDIA
              2. Aquilo de que alguém se serve para fazer uma experiência.

              Cobaia

              in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

  2. Ao ser certa a noticia da vacina, lá se vai um negocio milionário das multinacionais farmacêuticas, médicos farmácias e não só.
    O inventor devia ser premiado por todos os países do mundo pois acabou com a faltas ao trabalho, aumentando assim a produtividade…os tugas não devem ter ficado lá muito contentes.

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …