Cientistas usam células estaminais para tratar Alzheimer e Parkinson

bacalao / photoxpress

-

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estão a trabalhar com células estaminais para tentarem descobrir tratamentos para doenças neuro-degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Os resultados do trabalho foram apresentados pelo professor Steven Finkbeiner, do Instituto Gladstone de Doenças Neurológicas daquela universidade norte-americana, em Pamplona, durante a sua visita ao Centro de Investigação Médica Aplicada (CIMA), da Universidade de Navarra.

“O nosso projeto consiste em utilizar células da pele de doentes, transformá-las em neurónios e estudá-las em laboratório, para compreender as causas das formas mais comuns de Alzheimer e Parkinson”, explicou o investigador, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

O CIMA assinala em comunicado que a maioria dos casos de Parkinson e Alzheimer não resultam de mutações genéticas identificáveis, pelo que não existem modelos experimentais fiáveis para reproduzir as doenças, adiantando não existir actualmente qualquer medicamento aprovado para tratar as principais doenças neuro-degenerativas.

Uma das questões a que os cientistas procuram dar resposta é se estas neuropatologias têm uma causa comum ou se têm causas distintas que se manifestam de forma semelhante.

Finkbeiner revelou que o trabalho dos cientistas combina uma metodologia baseada na microscopia robótica com modelos de células estaminais multipotentes (que podem dar origem a vários tipos de células) de doenças neuro-degenerativas, visando criar uma plataforma para encontrar medicamentos e alvos terapêuticos.

“O microscópio robótico automatizado permite-nos acompanhar a vida e morte dos neurónios em laboratório, de modo semelhante ao dos ensaios clínicos com pessoas”, referiu Finkbeiner.

Sendo “1.000 vezes mais sensível que os métodos habituais”, o microscópio é utilizado para “decifrar o complexo processo da neuro-degeneração”, adiantou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …